Resumo: <br>Cuidado multiprofissional no paciente diagnosticado com necrólise epidérmica tóxica: um relato de caso. PECIBES, supl.1, 43, 2015
Resumo
ANecrólise Epidérmica Tóxica (NET) é uma lesão dermatológica rara, com potencial elevado para morbimortalidade acometendo a pele e a membrana mucosa necessitando de cuidados intensivos. A fisiopatologia ainda não está claramente definida, embora seja consensual a existência de um mecanismo de base imunológica que surge geralmente como resposta à administração de um determinado fármaco. Sendo assim, o escopo deste relato é apontar a relevância do atendimento multiprofissional no paciente com diagnóstico de NET de um hospital geral de Campo Grande – MS. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo do tipo relato de caso. Paciente do sexo masculino, 40 anos, apresentou o quadro após utilização de poliquimioterapia para o tratamento da hanseníase. Foi admitido no pronto atendimento médico (PAM) na área verde com diagnóstico de reação hansênica tipo I. Após 4 dias de internação, abriu caso de NET com edema e cianose em mãos e pés, hiponatremia, aumento discreto da creatinina. Eritema ocular bilateral acompanhado de secreção, edema facial, amigdalite purulenta e eritema multiforme em mucosa oral. Em relação aos principais cuidados de enfermagem, estão: a execução do banho no leito com água destilada em temperatura tépida e solução antisséptica; curativos com Ácidos Graxos Essenciais nas lesões; uso de lençóis estéreis pelo risco de infecção; a monitorização e manutenção da temperatura corporal; promoção da higiene oral; administração de analgésicos para melhora da dor, proporcionando conforto e apoio emocional pelo risco de baixa autoestima. Frente à redução de volumes, capacidade e alteração da ausculta pulmonar, risco de desenvolver a síndrome do imobilismo e alteração da sensibilidade tátil e proprioceptiva. A proposta da fisioterapia foi à prática da cinesioterapia respiratória ativa e cinesioterapia motora, estimulando as atividades funcionais e autocuidado. Devido ao risco nutricional a terapia nutricional objetivou-se em adequar a dieta frente às necessidades calóricas, proteicas e hídricas, melhorar a aceitação a dieta oferecida com alimentos da preferência do paciente procurando estimular a ingestão e evitar a perda de peso. Prescreveu-se dieta semi-liquida 250 ml de 2 em 2 horas de característica hipercalórica e hiperproteica e suplementação de glutamina e simbiótico duas vezes ao dia. A farmácia teve como intento a análise da prescrição e interação medicamentosa fármaco-fármaco, acompanhamento dos exames laboratoriais e evolução clínica do caso periodicamente. No tocante à odontologia, realizou-se bochechos com Clorexidina a 0,12% para higiene, Nistatina Suspensão Oral 100.000 UI para prevenção de infecções secundárias e hidratação da mucosa oral e perioral com dexpantenol. A atuação da equipe multiprofissional auxiliou na alta hospitalar, reduziu o tempo de internação e risco de infecção se apoderando do cuidado em saúde para prevenir reinternações e manter o bem-estar.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
FERREIRA, T.; MURAKAMI, A. L.; SOUZA, A. I. P. DE; MACEDO, C. R.; CASTRO, D. S. DE; FACCIO, R. R. DA S. Resumo: <br>Cuidado multiprofissional no paciente diagnosticado com necrólise epidérmica tóxica: um relato de caso. PECIBES, supl.1, 43, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.