Infecções sexualmente transmissíveis versus adolescência: tempestade de idéias

  • Maria Betina Leite Lima Universidade Uniderp

Resumo

Introdução: A fase que compreende a adolescência é considerada um momento crítico na vida de um indivíduo, porque envolve a transição da infância para a vida adulta, abrange transformações físicas, sociológicas e psicológicas, de maneira a definir a sua identidade sexual, profissional e os valores sociais.  O adolescente vivência intensas modificações, desenvolve curiosidades, experimenta inúmeras situações, o que promove uma situação de vulnerabilidade frente ao cenário, principalmente relacionado à questão da sexualidade. Na atualidade o índice de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorre principalmente na adolescência, por isso é imprescindível abordar a temática sobre sexualidade com essa população. No âmbito da saúde, o profissional enfermeiro tem papel de destaque, pois compreende as particularidades vividas durante a mudança da faixa etária, de forma a auxiliar os adolescentes a experimentar a sexualidade de maneira segura e consciente, por meio da realização de ações educativas e utilização de metodologias ativas.  Objetivo: Promover o método tempestade de idéias a respeito de IST. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência sobre uma ação realizada por sete discentes do 8° semestre, do curso Enfermagem, desenvolvida em determinada escola de ensino fundamental da cidade de Campo Grande - MS, por meio da realização de uma tempestade idéias, com utilização da lousa e realização de dinâmica. No decorrer da atividade os alunos foram divididos em dois grupos, posteriormente cada equipe explanou a respeito de Sífilis, Tricomonas, Gonorréia, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e HPV, de modo que fosse possível observar o conhecimento prévio dos estudantes. Enquanto isso era criado à tempestade de idéias, que foi finalizada pelas discentes, além disso, as mesmas falaram a respeito de cada IST, para complementar os tópicos que não foram abordados e realizam uma dinâmica para demonstrar a importância de utilizar o preservativo. Resultados: Os adolescentes aderiram à ação, participando de forma efetiva, de maneira a aproveitar a ocasião para esclarecer suas dúvidas e aprender sobre as IST. Foi possível evidenciar que os adolescentes apresentavam inúmeros questionamentos e desconhecimento sobre as IST. Conclusão: Devido à realização da ação conclui-se que é imprescindível abordar o tema sexualidade por meio de ação educativa, de modo a esclarecer as dúvidas dos adolescentes, assim como ofertar um momento de aprendizagem, demonstrar que é possível exercer a sexualidade com segurança e promover a saúde.

Referências

AMORAS, B. C.; CAMPO, A. R.; BESERRA, E. P. Reflexões sobre vulnerabilidade dos adolescentes a infecções sexualmente transmissíveis. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v.8, n.1, p.163-171, jan./jun., 2015. Disponível em:<https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1668/camposv8n1.pdf>. Acesso em: 11 de julho de 2017.

DAVIM, R. M. B.; GERMANO, R. M.; MENEZES, R. M. V.; CARLOS, D. J. D. Adolescente/adolescência: Revisão teórica sobre uma fase crítica da vida. Revista Rene, v.10, n.2, p.131-140, abr./jun., Fortaleza, 2009. Disponível em:<http://www.revistarene.ufc.br/vol10n2_pdf/a15v10n2.pdf>. Acesso em: 11 de julho de 2017.

FLORA, M. C.; RODRIGUES, F. F.; PAIVA, H. M. C. G. C. Intervenções de educação sexual em adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Enfermagem Referência, v.3, n.10, p.125-134, jul., 2013. Disponível em:<http://www.scielo.mec.pt/pdf/ref/vserIIIn10/serIIIn10a15.pdf>. Acesso em: 12 de julho de 2017.

TAQUETTE, S. R. Epidemia de HIV/ Aids em adolescentes no Brasil e na França: semelhanças e diferenças. Saúde e Sociedade, v.22, n.2, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902013000200029>. Acesso em: 12 de julho de 2017.

Publicado
2018-09-10
Como Citar
LIMA, M. B. L. Infecções sexualmente transmissíveis versus adolescência: tempestade de idéias. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 1, 10 set. 2018.