Infecções sexualmente transmissíveis versus adolescência: tempestade de idéias
Resumo
Introdução: A fase que compreende a adolescência é considerada um momento crítico na vida de um indivíduo, porque envolve a transição da infância para a vida adulta, abrange transformações físicas, sociológicas e psicológicas, de maneira a definir a sua identidade sexual, profissional e os valores sociais. O adolescente vivência intensas modificações, desenvolve curiosidades, experimenta inúmeras situações, o que promove uma situação de vulnerabilidade frente ao cenário, principalmente relacionado à questão da sexualidade. Na atualidade o índice de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorre principalmente na adolescência, por isso é imprescindível abordar a temática sobre sexualidade com essa população. No âmbito da saúde, o profissional enfermeiro tem papel de destaque, pois compreende as particularidades vividas durante a mudança da faixa etária, de forma a auxiliar os adolescentes a experimentar a sexualidade de maneira segura e consciente, por meio da realização de ações educativas e utilização de metodologias ativas. Objetivo: Promover o método tempestade de idéias a respeito de IST. Metodologia: Trata – se de um relato de experiência sobre uma ação realizada por sete discentes do 8° semestre, do curso Enfermagem, desenvolvida em determinada escola de ensino fundamental da cidade de Campo Grande - MS, por meio da realização de uma tempestade idéias, com utilização da lousa e realização de dinâmica. No decorrer da atividade os alunos foram divididos em dois grupos, posteriormente cada equipe explanou a respeito de Sífilis, Tricomonas, Gonorréia, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e HPV, de modo que fosse possível observar o conhecimento prévio dos estudantes. Enquanto isso era criado à tempestade de idéias, que foi finalizada pelas discentes, além disso, as mesmas falaram a respeito de cada IST, para complementar os tópicos que não foram abordados e realizam uma dinâmica para demonstrar a importância de utilizar o preservativo. Resultados: Os adolescentes aderiram à ação, participando de forma efetiva, de maneira a aproveitar a ocasião para esclarecer suas dúvidas e aprender sobre as IST. Foi possível evidenciar que os adolescentes apresentavam inúmeros questionamentos e desconhecimento sobre as IST. Conclusão: Devido à realização da ação conclui-se que é imprescindível abordar o tema sexualidade por meio de ação educativa, de modo a esclarecer as dúvidas dos adolescentes, assim como ofertar um momento de aprendizagem, demonstrar que é possível exercer a sexualidade com segurança e promover a saúde.
Referências
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