Sobre o aprender a apreender e os direitos trabalhistas das gestantes: um relato de experiência

  • Larissa Eufrásio da Silva 1Acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. larissaeufrasio0207@gmail.com 2Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 3Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste. Professora da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Carolina Lima Stech Fraticelli
  • Helena Camparini
  • Andreia Queiroz

Resumo

Introdução: As gestantes possuem direitos trabalhistas, sociais e de saúde garantidos por lei em toda a gestação, parto e pós-parto.  Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade de educação em saúde, realizada com um grupo de gestantes, em um hospital público de ensino de Campo Grande, MS. Descrição da experiência: O conteúdo da educação em saúde foi eleito pelas gestantes, devido à necessidade do conhecimento de seus direitos durante a gestação, parto e pós-parto. Durante o encontro para abordar o tema proposto, foi realizado uma roda de conversa com a participação ativa das envolvidas o qual culminou em vários debates e questionamentos referentes ao que lhes é de direito como gestante e mãe. Discussão: Durante o desenvolvimento da atividade com o grupo, algumas mulheres relataram não ter nenhum conhecimento sobre os direitos apresentados e ainda afirmaram que muitas vezes estes direitos não são aplicados no cotidiano. Ficou evidente o desconhecimento diante do tema, com a fragilização de sua condição. Existe a necessidade de serem desenvolvidas atividades deste cunho no período gestacional para consolidar e aprimorar os conhecimentos das mulheres, com vistas para a autonomia e melhoria da condição de vida e saúde materno-infantil. Conhecer seus direitos é o caminho para exigi-los e fazer com que sejam cumpridos.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Gestantes; Diabetes Mellitus.

Como Citar
DA SILVA, L. E.; STECH FRATICELLI, C. L.; CAMPARINI, H.; QUEIROZ, A. Sobre o aprender a apreender e os direitos trabalhistas das gestantes: um relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.