Relato de experiência: vivência de alunas em enfermaria de pediatria

  • Layala Souza de Souza Goulart ¹ Discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Email: layalasouza@gmail.com ² Docente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Mariana Conceição Schneider Santos
  • Bruna Alves de Jesus
  • Cristina Brandt Nunes

Resumo

Introdução: O processo de hospitalização torna a criança e sua família vulneráveis, pois, estão em um ambiente novo, no qual recebem cuidados de vários profissionais e precisam se habituar a rotina da instituição, além da alteração do estado de saúde do filho. O medo e ansiedade dos procedimentos realizados para fins diagnósticos e terapêuticos e o sentimento de separação do convívio familiar e escolar são alguns dos fatores que podem tornar a hospitalização um processo difícil. Desta forma, torna-se essencial a assistência de enfermagem que se sensibilize e disponha a prestar cuidados de forma humanizada. Desta forma, tivemos por objetivo relatar a experiência de alunas do curso de graduação em enfermagem na assistência de enfermagem em enfermaria pediátrica. Descrição da experiência: Experiência de assistência em enfermaria pediátrica de um hospital de ensino, desenvolvida no módulo “Do nascimento a adolescência”. A prestação de assistência nos trouxe percepções da realidade do atendimento à criança hospitalizada e sua família. Verificou-se que a assistência deve ser voltada a criança e a família, visto que esta é diretamente afetada o que gera uma série de mudanças em sua rotina e em muitos casos conflitos familiares. Discussão: Assim, observou a importância da criação de vínculo, possibilitando estabelecer, em conjunto com a família, intervenções dentro de suas possiblidades. Identificou-se a necessidade da adaptação da comunicação à faixa etária da criança, além da execução de procedimentos respeitando o tempo da criança, podendo fugir da rigorosa ordem pré-estabelecida em teoria. A vivência possibilitou-nos perceber que é essencial que o enfermeiro além de realizar assistência à criança inclua sua família, possibilitando que as decisões sejam tomadas em conjunto. A equipe de enfermagem ao realizar procedimentos em crianças deve levar em consideração que este momento exige habilidades diferenciadas, sendo necessário o emprego da criatividade, promovendo maior aceitação da criança. A assistência de enfermagem à criança hospitalizada envolve peculiaridades e necessita de profissionais comprometidos verdadeiramente com a assistência.

Palavras-Chaves: Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Integralidade em Saúde.

Biografia do Autor

Bruna Alves de Jesus
Cristina Brandt Nunes2.
Como Citar
DE SOUZA GOULART, L. S.; SCHNEIDER SANTOS, M. C.; DE JESUS, B. A.; NUNES, C. B. Relato de experiência: vivência de alunas em enfermaria de pediatria. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.