A simulação como estratégia de educação em saúde com gestantes
Resumo
Introdução: O Ensino Baseado em Simulação é uma nova estratégia que visa o aprendizado por meio da articulação entre teoria e prática, o erro como oportunidade de aprendizagem, a relação entre o mundo real e o mundo virtual e o fortalecimento do trabalho em equipe. Essa metodologia tem sido usada, permitindo uma reprodução próxima ao real para favorecer o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais, em um ambiente que permite o erro sem colocar em risco a segurança dos agentes do cenário real, neste caso, gestantes atendidas em uma clínica escola. Descrição da Experiência: Relato de experiência das discentes de Enfermagem em um projeto de extensão que realiza consultas de pré-natal de baixo risco. Neste projeto, as acadêmicas realizam consultas de enfermagem às gestantes de baixo risco e, durante o atendimento, percebem quais são as queixas, os anseios e as dúvidas mais frequentes. Assim, é realizado uma vez ao mês, oficinas que visam auxiliar e esclarecer dúvidas das gestantes e acompanhantes. Esse trabalho é sobre a utilização da simulação do banho do recém-nascido com utilização de materiais reais, favorecendo o manejo e aprendizado. As alunas se dividem para ensinar a gestante individualmente, facilitando domínio de técnicas, incentivando o fortalecimento de vínculo entre o binômio e a participação do acompanhante. Discussão: O foco das oficinas é uma abordagem teórico-prática com embasamento científico por meio do Ensino Baseado em Simulação, no qual se pode construir o conhecimento, habilidade técnica, comunicação, liderança e o trabalho em equipe. Obtém-se um saldo positivo com as oficinas, já que as gestantes podem interagir umas com as outras, esclarecer dúvidas no momento da prática e reforçar as informações teóricas repassadas antes da simulação. As participantes da oficina relatam que ao praticarem o que foi explicado conseguem identificar dúvidas e esclarecer pontos que ficam confusos apenas com a exposição da teoria. Além disso, relatam que ao juntar a explanação com a possibilidade do treinamento adquiriram mais confiança para manipular o recém-nascido no momento do banho.
Palavras-chave: Cuidado Pré-Natal; Gravidez; Enfermagem obstétrica.
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