Implantação de um núcleo de Cuidados Paliativos em um hospital universitário: um relato de experiência

  • Jéssica Oliveira Brandão 1 Residente do Programa de Residência Multiprofissional Atenção ao Paciente Crítico (PREMUS-APC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: jessyobrandao@gmail.com. 2Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP)/ UFMS. 3Enfermeiro com especialização em Cuidados Paliativos. Professor Adjunto da UFMS.
  • Lídia Viegas Tenório da Silva
  • José Wellington Cunha Nunes
  • Julia Sezara de Almeida Carrasco
  • Rosângela Silva Rigo
  • Beatriz Gonçalves de Oliveira
  • Rafaela Moraes Siufi Silva
  • Letícia Barrios Kanomata
  • Ana Paula Lucena Cardoso da Silva Spagnolo
  • Ramon Moraes Penha

Resumo

INTRODUÇÃO: Cuidados Paliativos vislumbra a minimização dos sintomas físico, emocional, social e espiritual oriundos de doenças incuráveis. A abordagem multidisciplinar envolve paciente, família e a comunidade. No Brasil, os serviços de Cuidados Paliativos estão concentrados nos grandes centros das regiões Sul e Sudeste, havendo necessidade de fomento e discussões para que haja uma descentralização. Esse trabalho objetiva relatar a experiência da criação de um Núcleo de Cuidados Paliativos em um Hospital Universitário do estado do Mato Grosso do Sul. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Vivenciar processos de final de vida gerou inquietação de profissionais alocados em uma enfermaria de Clínica Médica de um Hospital Universitário, dando início a rodas de conversa sobre Cuidados Paliativos. Inicialmente com o intuito de sanar dúvidas, discutir abordagens interdisciplinares, elucidar os profissionais e acompanhar os casos clínicos. Como desdobramento das reuniões, um grupo de profissionais deu início a organização do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Cuidados Paliativos. Atualmente, o Núcleo possui cronograma mensal de atividades que se dividem em: Educação Continuada, Discussão de Projetos de Pesquisa, Ações de Extensão voltadas para a comunidade e aos demais serviços de saúde da região, e Serviço de Interconsulta Multiprofissional, objetivando exarar parecer junto à equipe clínica e assistir pacientes em Cuidados Paliativos. DISCUSSÃO: A partir dessa iniciativa foi possível alavancar o cuidado aos pacientes fora da possibilidade de cura, buscando melhora de sua qualidade de vida. Conseguinte a isso, as ações de Educação Continuada são relevantes para que mais pessoas estejam preparadas para vivenciar o fenômeno da morte e processo de morrer. O Núcleo já conta com projetos de pesquisa em andamento, bem como está em fase final de institucionalização a partir da aprovação do seu Regulamento Interno. Há grandes avanços a serem alcançados, especialmente no tangente de estruturação do serviço, todavia, a experiência positiva de organização e atuação do grupo de profissionais envolvidos tem gerado motivação para aprimoramento pessoal e profissional, apontando para práticas transformadoras e humanizadoras. 

Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Multiprofissional; Educação Continuada.

Como Citar
BRANDÃO, J. O.; TENÓRIO DA SILVA, L. V.; CUNHA NUNES, J. W.; DE ALMEIDA CARRASCO, J. S.; RIGO, R. S.; DE OLIVEIRA, B. G.; SIUFI SILVA, R. M.; KANOMATA, L. B.; CARDOSO DA SILVA SPAGNOLO, A. P. L.; PENHA, R. M. Implantação de um núcleo de Cuidados Paliativos em um hospital universitário: um relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.