Perfil e Qualidade de Vida dos cuidadores de idosos: uma revisão integrativa

  • Kênia Shayene Campos Rynaldi 1Acadêmica de Enfermagem , Universidade Católica Dom Bosco. keniashayene@gmail.com 2Acadêmica de Enfermagem , Universidade Católica Dom Bosco 3Professora de Enfermagem , Universidade Católica Dom Bosco
  • Valéria Ferreira de França
  • Ursulla Vilella Andrade

Resumo

Introdução: A preocupação com a velhice e com o envelhecimento é tão antiga quanto a civilização. E partindo desta afirmação observa-se que o envelhecimento constitui-se em uma fase da vida do ser humano. Além disso, percebe-se que a população idosa está crescendo no Brasil (IBGE, 2010). Os cuidados prestados aos idosos geralmente são ofertados por seus familiares ou pessoas contratadas que normalmente não possuem nenhuma formação básica adequada. Sabendo disso, os cuidados ofertados podem não ser totalmente eficazes e com isso podem gerar uma estagnação ou ainda uma involução do quadro clinico, o que faz com que haja uma sobrecarga ao cuidador. O presente estudo é uma revisão integrativa que tem como objetivo conhecer o perfil e os aspectos relacionados a qualidade de vida dos cuidadores de idosos com síndromes demenciais. Para a seleção dos artigos foi utilizado a base de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e esta revisão constituiu-se de 10 artigos. Resultados: todos os artigos caracterizam como sendo a maioria dos cuidadores do sexo feminino, com média de idade de 40 anos, sem formação adequada e em sua maioria são conjugues ou filhos (as) dos idosos,apontaram também que a sobrecarga destes cuidadores estão no nível moderado/severo. Conclusões: Após a análise os artigos apontaram que o perfil demográfico dos cuidadores demostrou em sua maioria mulheres, com nível de conhecimento básico, não exercem atividades remuneradas e sobre os aspectos da qualidade de vida destes cuidadores a maioria dos artigos abordou que se encontram em nível mediano de satisfação. Os cuidadores familiares vivem dificuldades em questões físicas, mentais e sociais, um meio alternativo de aliviar a sobrecarga que estes cuidadores sofrem e que faz com que sua qualidade de vida esteja possivelmente abalada, seria haver uma alternância entre os familiares para cuidar do idoso familiar.

 

Palavras-chave: Saúde do Idoso, Cuidadores, Demência Senil.

Biografia do Autor

Valéria Ferreira de França
2, Ursulla Vilella Andrade3
Como Citar
RYNALDI, K. S. C.; DE FRANÇA, V. F.; ANDRADE, U. V. Perfil e Qualidade de Vida dos cuidadores de idosos: uma revisão integrativa. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.