O impacto da visita de referência na gestão da clínica em um Hospital de Campo Grande
Abstract
Introdução: A equipe de referência é uma organização estrutural destinada a combinar poder gerencial e trabalho interdisciplinar. Na organização hospitalar têm a responsabilidade pela condução de um caso de um paciente/família e tem como objetivo dar resolutividade aos problemas que o impedem de sair de alta, além disto visa ampliar da relação profissional e paciente. Objetivo: Identificar o impacto da visita de referência no tempo de permanência do paciente e a rotatividade dos leitos da enfermaria de clínica médica, através dos indicadores gerenciais coletados no período de 2017 a 2019. Resultados: Foi observado uma diminuição significativa na média de permanência em número de dias de 10,8 dias em 2017 para 9,2 dias nos últimos 6 meses de 2019, total 1,6 dias, sendo avaliado a média pacientes/dia. Também houve um aumento no número de altas de 58 em 2017 para 63 em 2019. Conclusão: Concluímos que a visita de referência além de aumentar a relação profissional/paciente, diminui o tempo de internação do paciente e, este, sai com as orientações de alta sistematizadas com uma visão multiprofissional de cuidados.
Palavras-chave: Visita. Referência. Multiprofissional. Gestão. Clínica.
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