Avaliação do análogo de citosporona 3-Heptil-3,4,6-trimetoxi-3H-isobenzofurano-1-ona (AMS35AA) no tratamento de melanoma metastático em modelo pré-clínico
Abstract
O melanoma metastático é uma das malignidades mais agressivas dentre os diferentes cânceres que acometem os seres humanos, possuindo elevada capacidade de proliferação e geração de metastases. Esse fato determina o número de pesquisas para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desta patologia. Estudos anteriores realizados por nosso grupo de pesquisa apontam que os análogos de citosporonas, são capazes de prevenir/reparar danos no DNA. A presente pesquisa buscou verificar a atividade do composto AMS35AA frente a células de melanoma metastático murinas (B16F10) em modelo experimental in vitro, e em modelo de ensaio pré- clínico de melanoma metastático in vivo, utilizando camundongos da linhagem C57BL/6 (n=20). Referente aos ensaios in vitro, os resultados apresentados pelo ensaio do MTT indicaram uma correlação dose- resposta nos três tempos experimentais realizados (24, 48 e 72h), com destaque para as doses de 100, 150 e 250 µg/mL, que apresentaram eficaz citotoxicidade. O ensaio do cometa in vitro demonstrou a genotoxicidade do composto. Estes dados foram corroborados pela análise das células por citometria de fluxo após o tratamento com AMS35AA, a qual indicou que na verificação de morte celular, foi estatisticamente significativo o número de células em apoptose, no resultado de avaliação de integridade de membrana, as membranas celulares encontravam- se íntegras e na avaliação de parada de ciclo celular, verifiou-se parada em S. Referente aos ensaios in vivo, observou- se que o AMS35AA não apresenta atividade genotóxica independentemente da dose e do tempo de avaliação, tanto nos ensaios de micronúcleo em sangue periférico, quanto no ensaio do cometa. Dados referentes ao volume tumoral ex vivo apontaram a redução do volume tumoral nos animais tratados com o AMS35AA. Sendo assim, os resultados encontrados nos permitem inferir que o AMS35AA apresenta resultados relevantes em relação a citotoxicidade frente a células B16F10, induzindo a morte destas via apoptose mitocondrial. Estes dados são extrapolados para o tratamento de melanoma metastático in vivo, podendo futuramente o ser inserido no tratamento desta neoplasia.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.
