Cuidado farmacêutico em idosos assistidos por um programa de residência multiprofissional de saúde

  • Larissa Yoshinari Ramos de Lima 1 Farmacêutica Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de concentração: Saúde do Idoso. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. 2 Farmacêutica Especialista em Farmácia Clínica. Prefeitura Municipal de Rio Brilhante -MS. 3 Farmacêutica Doutora em Toxicologia. Docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Danielle Mayara Rodrigues Palhão de Resende
  • Renata Silva Moreira
  • Camila Guimarães Polisel

Abstract

Introdução: O aumento das doenças crônicas na população idosa aumenta a demanda por medicamentos; entretanto, o envelhecimento pode levar a alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas com potencial de comprometer os desfechos clínicos. O Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI): Área de concentração: Saúde do Idoso tem por objetivo especializar profissionais de diversas áreas da saúde, visando promover a continuidade do cuidado e reabilitação dos pacientes portadores de doenças crônicas com perda de independência potencialmente recuperável. O cuidado farmacêutico constitui sua ação integrada com a equipe multiprofissional de saúde e centrada no usuário para a promoção, proteção e recuperação da saúde. O Objetivo foi relatar as contribuições dos residentes farmacêuticos no cuidado a pacientes idosos assistidos por um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Descrição da experiência: A equipe multiprofissional do PREMUS/CCI é composta por profissionais residentes das seguintes áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Residentes da Clínica Médica também participam de algumas atividades. As principais atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos residentes foram: análise de prescrições medicamentosas, acolhida multiprofissional dos pacientes admitidos no setor, conciliação medicamentosa, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, construção coletiva dos PTS, educação em saúde e provimento de informações sobre medicamentos aos pacientes e cuidadores, orientações de alta, incremento do autocuidado e da adesão ao tratamento, identificação de problemas relacionados a medicamentos, encaminhamentos e suporte técnico à equipe multiprofissional. Discussão: O farmacêutico residente, integrado à equipe multiprofissional, tem contribuído para o incremento do autocuidado e para o uso racional de medicamentos direcionados à população idosa.

 

Palavras-chave: Assistência Integral a Saúde; Saúde do Idoso; Atenção farmacêutica.

How to Cite
DE LIMA, L. Y. R.; RODRIGUES PALHÃO DE RESENDE, D. M.; MOREIRA, R. S.; POLISEL, C. G. Cuidado farmacêutico em idosos assistidos por um programa de residência multiprofissional de saúde. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.