Padronização do Processo de Trabalho de uma Equipe Multiprofissional em Hospital Privado
Abstract
Introdução: O hospital é uma organização de prestação de serviços de saúde onde congrega saberes, profissionais, tecnologia e infraestrutura diversificados. Nesse contexto, o trabalho em equipe multiprofissional se constitui uma importante estratégia de articulação de ações e saberes dos diversos profissionais para a integralidade do cuidado (CAMELO, 2011). Bowditch e Buono (2002) afirmam que um trabalho em equipe pressupõe a constituição de um grupo que através da consciência mútua consegue reconhecer seus limites e possibilidades, se comunicar, e busca atingir uma meta em comum, nesse caso, a promoção da saúde, a partir de uma visão biopsicossocial e espiritual dos sujeitos. Descrição da Experiência: O hospital considerado de grande porte, possui uma equipe multiprofissional, composta por profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Serviço Social, Psicologia e um Técnico de Enfermagem. Com a intenção de padronizar as ações realizadas pela equipe foi proposto pelo Centro de Estudos do hospital um modelo de atuação através de visitas multidisciplinares a pacientes escolhidos semanalmente para avaliação multiprofissional, discussão e apresentação de casos clínicos, proposição de plano terapêutico integrado e feedback familiar. Discussão: A atuação em equipe multiprofissional existe no hospital desde 2016 e já passou por diversas dinâmicas e configurações. Após completar o quadro de especialidades almejado em 2018, os processos de trabalho da equipe foram revisados e foi proposta uma nova padronização de atuação implantada em Maio de 2018. Através do formulário de avaliação do trabalho da equipe multiprofissional preenchido por pacientes e familiares após acompanhamento com a mesma, foi verificado que os pacientes e familiares se sentem mais seguros, acolhidos e cuidados durante a internação quando a equipe realiza os atendimentos. A equipe é capacitada e atenta as necessidades dos pacientes, garantindo um atendimento integrado e humanizado. Foi criado um POP para a divulgação do trabalho e ajustes nos indicadores estão sendo realizados.
Palavras-chave: Equipe de Assistência ao Paciente; Continuidade de Assistência ao Paciente; Centros Educacionais de Áreas de Saúde.
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