A saúde da equipe multiprofissional no âmbito das unidades de terapia intensiva

  • Maria Betina Leite de Lima 1Enfermeira, e-mail: mariabetinall@gmail.com 2Enfermeira. 3Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 4Enfermeira especialista em Gestão de Trabalho, da Educação na Saúde, de Emergência em Saúde Pública e Linhas de Cuidados – Urgência e Emergência.
  • Kenia Caceres Souza
  • Plyscilla Seeymour Barbieri Naide
  • Bruna de Moraes Quintana
  • Thauane de Oliveira Silva
  • Bruna Lorrany Bartolomei de Souza
  • Carmem Gress Veivenberg
  • Denia Gomes da Silva Felix

Abstract

Introdução: Os riscos ocupacionais promovem diversos danos na condição de saúde do trabalhador, inclusive no cenário dos estabelecimentos de saúde. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) são setores de alta complexidade que devido à magnitude da assistência e particularidades do ambiente predispõe o desenvolvimento de agravos à saúde da equipe multiprofissional. Objetivo: Identificar os riscos ocupacionais presentes nas UTI’s frente à saúde do trabalhador e compreender o contexto da enfermagem. Método: Revisão de literatura realizada por meio de pesquisas das palavras Unidades de Terapia Intensiva, Saúde do Trabalhador e Riscos Ocupacionais, nas bases de dados da BVS e PubMed, através da inclusão de artigos publicados no período de janeiro de 1999 a junho de 2018, exclusão de relatos de experiência e textos que não disponibilizavam o conteúdo completo. A categorização dos dados, discussão e apresentação da revisão foi embasada em 28 estudos.  Resultados: Existem diversos riscos ocupacionais presentes nas UTI’s como o excesso de ruídos, a necessidade de realizar esforços contínuos, a inadequação estrutural, da temperatura e outros elementos. Evidencia-se que a equipe multiprofissional está exposta a uma situação de vulnerabilidade relacionada o ambiente de trabalho, sobretudo a equipe de enfermagem, pois mantém contato constante com os clientes, o que demonstra a necessidade de analisar o contexto dos riscos ocupacionais nos estabelecimentos de saúde com o intuito de promover o conhecimento dos profissionais sobre quais são os riscos a que está exposto, auxiliar na tomada de decisão frente à realização de estratégias de prevenção e minimização dos riscos. Conclusões: Observou-se a importância de desenvolver estratégias para promover a saúde dos trabalhadores frente os riscos ocupacionais dispostos nas UTI’s. Reforça-se a imprescindibilidade de realizar pesquisas sobre a temática de forma a elaborar estratégias baseadas na prática de evidências, de promover a conscientização acerca da relevância de prevenir danos à saúde dos profissionais por meio da elaboração do mapa de risco ocupacional, readequação da estrutura física, de recursos humanos, do incentivo a adesão dos equipamentos de proteção individual e da educação continuada.

Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais.


 

 

 

Author Biographies

Maria Betina Leite de Lima, 1Enfermeira, e-mail: mariabetinall@gmail.com 2Enfermeira. 3Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 4Enfermeira especialista em Gestão de Trabalho, da Educação na Saúde, de Emergência em Saúde Pública e Linhas de Cuidados – Urgência e Emergência.


Thauane de Oliveira Silva
Bruna Lorrany Bartolomei de Souza3; Carmem Gress Veivenberg3; Denia Gomes da Silva Felix4.
How to Cite
LEITE DE LIMA, M. B.; SOUZA, K. C.; BARBIERI NAIDE, P. S.; QUINTANA, B. DE M.; SILVA, T. DE O.; BARTOLOMEI DE SOUZA, B. L.; VEIVENBERG, C. G.; DA SILVA FELIX, D. G. A saúde da equipe multiprofissional no âmbito das unidades de terapia intensiva. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.