Vivência no round multiprofissional e o impacto na prática da fisioterapia

  • Kátia Flávia Rocha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jessica Estela Benites da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Leticia Nakamura Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Izabela Rodrigues de Menezes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Giovana Ayumi Aoyagi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Francielly Anjolin Lescano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Tuany de Oliveira Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Fernanda Maria Souza Juliano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lena Lansttai Bevilaqua Menezes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Suzi Rosa Miziara Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

Introdução:  A Organização Mundial da Saúde, preconiza que a saúde envolva o bem-estar físico, mental, social e espiritual do indivíduo, compreendendo dessa forma que os fatores que levam ao adoecimento muitas vezes são compostos pela junção de fatores intrínsecos e extrínsecos, levando a um novo modelo que integre os determinantes sociais de saúde. Entre as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) pode-se citar como uma das principais a qualificação e formação de trabalhadores para atuarem no âmbito da Saúde Coletiva. Visando isso, o Ministério da Saúde estimulou a criação de Especializações em Saúde na modalidade de Residência Multiprofissional. Objetivo: Relatar as vivências de uma fisioterapeuta residente em equipe multiprofissional e o impacto na formação profissional e na aprendizagem. Método: Trata-se de um relato de experiência da atuação em equipe multiprofissional, sendo fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos, em um setor de Cuidados Continuados Integrados no período de Março de 2018 à Fevereiro de 2019. As experiências em equipe eram contínuas e envolviam a Acolhida do indivíduo ao setor, a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS), a Reavaliação, a Visita à Beira Leito (VBL) e as reuniões semanais de Educação Coletiva em Saúde aos cuidadores/familiares. Resultado: Nas discussões desenvolvidas em equipe, com a apresentação do olhar especifico de cada área, era possível compreender o indivíduo em sua totalidade e dessa forma, os aspectos abordados contribuíam no processo de reabilitação da fisioterapia. Dentre as inúmeras contribuições adquiridas em equipe, pode-se citar as subjetividades encontradas pela forma de ouvir da psicologia que se entrelaçam muitas vezes com os déficits motores avaliados no atendimento fisioterapêutico; as informações sociais adquiridas pelas assistentes sociais que nos possibilitam a ver e tentar adaptar da melhor forma o pós alta; os efeitos e interações medicamentosas, apontados pelos farmacêuticos, que influenciam profundamente na dinâmica prática e na evolução clínica; as alterações nutricionais e efeitos metabólicos que são resolvidos pela atuação dos nutricionistas; e os assertivos diagnósticos dados pela enfermagem e medicina que ajudam a traçar o melhor plano de tratamento. Além das discussões em equipe, a prática de educação coletiva em saúde foi primordial para o enriquecimento profissional. Além de ter a oportunidade ser um partícipe desse processo transformador que é a educação em saúde, foi possível aprender um pouco além sobre assuntos de outras áreas, exercitar a capacidade de falar em público e ainda, uma ocasião de interação da equipe com os cuidadores/ familiares. Conclusão: Desta maneira, pode-se constatar a importância de atuar em equipe multiprofissional e como isto possui um impacto positivo e enriquecedor de aprendizagem e amadurecimento profissional. Assim, os ganhos obtidos em atuar em equipe vão além dos incontáveis que atingem os usuários da saúde, mas também geram mudanças nas perspectivas e aptidões dos próprios profissionais envolvidos neste processo.

 

Palavras-chave: Equipe de assistência ao paciente. Integralidade em saúde. Saúde.

 

Biografía del autor/a

Kátia Flávia Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Jessica Estela Benites da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Leticia Nakamura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Izabela Rodrigues de Menezes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Giovana Ayumi Aoyagi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Francielly Anjolin Lescano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Tuany de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Fernanda Maria Souza Juliano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Psicóloga Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Lena Lansttai Bevilaqua Menezes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

4 Assistente Social Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Suzi Rosa Miziara Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta – Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Hospital São Julião/ UFMS

Publicado
2020-06-16
Cómo citar
ROCHA, K. F.; BENITES DA SILVA, J. E.; NAKAMURA, L.; RODRIGUES DE MENEZES, I.; AYUMI AOYAGI, G.; ANJOLIN LESCANO, F.; DE OLIVEIRA PEREIRA, T.; SOUZA JULIANO, F. M.; LANSTTAI BEVILAQUA MENEZES, L.; MIZIARA BARBOSA, S. R. Vivência no round multiprofissional e o impacto na prática da fisioterapia. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 51, 16 jun. 2020.