Relação entre aspectos antropométricos e ocorrência de lesões esportivas em ginastas segundo o sexo
Resumen
Introdução. Classicamente, a prática competitiva de ginástica artística (GA) mostra-se
associada com medidas reduzidas de estatura e massa corporal, assim como importante força
muscular. No contexto biomecânico, essas características favorecem a execução de movimentos explosivos, típicos dessa modalidade, mas também favorece a instalação de lesões esportivas (LE). Objetivo. Descrever as características antropométricas e ocorrência de LE em praticantes de GA de acordo com o sexo. Métodos. A casuística foi constituída por 60 participantes, sendo 18 do sexo masculino e 42 do sexo feminino. A análise antropométrica integrou estimadores de massa corporal, estatura e composição corporal, os quais foram obtidos com uso de balança digital calibrada, estadiômetro e adipômetro científico, respectivamente. Para avaliar a adiposidade, foi utilizada equação e tabela de referência específicas para aplicação em crianças e adolescentes. Um inquérito de morbidade referida foi utilizado para registro de LE. Os dados antropométricos foram analisados com uso de teste t de Student sob nível de significância de 5%. Outros resultados são apresentados de forma descritiva. A presente pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da UFMS, sob protocolo nº 5.013.655, de 02 de outubro de 2021. Resultados. No aspecto antropométrico, o grupo feminino mostrou maior estatura (1,44±0,19 vs. 1,38±0,14m; p=0,026) e massa corporal (39,3±11,1 vs. 32,8±7,9kg; p=0,008) em comparação ao masculino. Em relação à adiposidade corporal, assim como para faixa etária, não foi verificada diferença devido ao sexo (p>0,05). Além disso, observou-se um total de 31 LE retrospectivas, com maior número de casos entre praticantes do sexo feminino (n=24), em comparação ao masculino (n=7). CONCLUSÃO. Jovens praticantes de GA do sexo feminino mostram maior estatura e massa corporal, em associação com maior ocorrência de LE em comparação a ginastas do sexo masculino. APOIO: UFMS, CAPES (Código: 001), CNPq.
Palavras-chave: Ginástica. Crescimento. Desempenho.
Derechos de autor 2021 Zadriane Gasparetto, Nicole Iasmim Minante da Silva1, Higor Alexandre Alves de Oliveira, Paula Felippe Martinez, Sarita de Mendonça Bacciotti, Silvio Assis de Oliveira Júnior
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.