Alta Compartilhada pela Equipe Multiprofissional
Resumen
O plano de alta é uma ferramenta utilizada para aumentar a capacidade do autocuidado, fortalecer a adesão ao tratamento, reduzir a frequência de hospitalizações e estreitar a comunicação entre o hospital e o cuidado fornecido aos pacientes de forma resolutiva e humanizada (DELATORRE et al, 2013). Assim, o planejamento da alta consiste em um aspecto complexo da assistência, devendo ser elaborado pela equipe de saúde um resumo conciso e instrutivo sobre as informações fornecidas e entregue ao paciente e familiares (SUZUKI; CARMONA; LIMA, 2011). O objetivo deste trabalho foi descrever a alta compartilhada realizada na unidade de Cuidados Continuados Integrados (CCI) pela Equipe Multiprofissional. Trata-se de um relato de experiência elaborado pelas enfermeiras do Programa de Residência Multiprofissional em CCI em um hospital de Campo Grande/MS. A alta compartilhada é uma das etapas realizada pela equipe multiprofissional durante o processo de trabalho na unidade. É considerada o momento que a equipe de saúde se reúne com o paciente e seu cuidador/familiar para realizar orientações referentes às áreas específicas relacionadas aos cuidados necessários e as técnicas de procedimentos, e também aos encaminhados de forma em geral. Essas orientações são ofertadas tanto por escrito quanto verbalmente, sendo destinadas a recapitular as demandas e os cuidados que foram realizados durante a internação para a continuidade no domicílio. Sendo assim, alta hospitalar é vista na unidade como um processo de trabalho interdisciplinar, pois todos os membros da equipe multiprofissional que acompanharam o paciente durante o processo de reabilitação, participam desse processo, e que por meio do plano de cuidados todas as necessidades do paciente são contempladas. Portanto, é fundamental a realização do plano de alta de forma interdisciplinar, para que os envolvidos no processo saúde-doença recebam a alta da maneira mais clara e concisa, com o intuito de darem continuidade do cuidado, favorecendo o bem-estar biopsicossocial ao paciente e, consequentemente, evitando as reinternações. Palavras-chave: Alta hospitalar; Planejamento em Saúde; Integralidade em saúde.
Citas
DELATORRE, P.G.; et al. Planejamento para a alta hospitalar como estratégica de cuidado de enfermagem: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line., v.7; p.7151-9. Recife, 2013.
SUZUKI, V.F.; CARMONA, E.V.; LIMA, M.H.M. Planejamento da alta hospitalar do paciente diabético: construção de uma proposta. Rev Esc Enferm USP, v.45; n.2; p.527-32, 2011.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.