Óleos, plantas e frutas do bioma cerrado utilizado na alimentação humana

revisão integrativa.

Autores

  • Jackelina de Lima Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Letícia Pinto Manvailer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mayk Penze Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Oleci Pereira Frota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55028/pecibes.v7i1.13318

Resumo

Objetivou-se identificar os óleos, plantas e frutos pertencentes ao bioma cerrado brasileiro que apresentam potencial nutricional para uso na alimentação humana. O estudo trata de uma revisão integrativa de literatura e segue um rigor metodológico que contempla seis etapas, a saber: 1) Identificação da questão norteadora, 2) Seleção das fontes de pesquisa, 3) Seleção dos estudos relevantes ao considerar os critérios de inclusão e exclusão, 4) Extração dos dados por meio da síntese qualitativa, 5) Mapeamento dos resultados, com inclusão de tabelas e/ou gráficos na análise temática qualitativa, e 6) Divulgação dos resultados. A estratégia de busca ocorreu a partir do cruzamento de descritores controlados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Science Direct e Cumulative Index of Nursing and Allied Health (CINAHL) with full text (EBSCO). Foram encontrados inicialmente um total de 13.489 estudos, que após a aplicação dos respectivos filtros com critérios de inclusão e exclusão, além da análise de qualidade metodológica, com obtenção de uma amostra final de seis artigos (n=6). As espécies Pyrostegiavenusta (Ker Gawl.); Dipteryx alata (Vog); Acrocomia aculeata; Dipteryxalata Vog. e Mauritia flexuosa L.f. apresentaram propriedades nutricionais e medicinais com potencial para auxiliar na suplementação dietética e assim gerar efeitos benéficos ao organismo humano. Sugere-se que mais estudos e ensaios clínicos sejam realizados ao considerar também a citotoxicidade de cada espécie, de forma a explorar ainda mais o potencial nutricional de óleos, plantas e frutos nativos do bioma cerrado brasileiro.

Referências

Abramovay, R. Moratória para os Cerrados - Elementos para uma estratégia de agricultura sustentável. Disponível em: http: //www.econ.fea.usp.br/abramovay/outros_trabalhos/1999/ Moratoria_para_os_cerrados.pdf.

Amaral FP. Estudo das características físico-químicas dos óleos da amêndoa e polpa da macaúba [Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart], 2007 [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual Paulista -UNESP. São Paulo/SP. Disponível em:< https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90468>. Acesso em: 03 out.2019.

Almeida SP, SILVA JA. Oferta alimentar e componentes nutricionais de plantas nativas do cerrado. Embrapa Cerrados-Outras publicações técnicas. Ed:INFOTECAE.São Paulo, 1995.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

DE LIMA RODRIGUES, Jackelina; ANTONIO FERREIRA JÚNIOR, Marcos; PINTO MANVAILER, Letícia; PENZE CARDOSO, Mayk; PEREIRA FROTA, Oleci. Óleos, plantas e frutas do bioma cerrado utilizado na alimentação humana: revisão integrativa. . Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2–12, 2021. DOI: 10.55028/pecibes.v7i1.13318. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/13318. Acesso em: 19 fev. 2026.