Pensamento Computacional-Sensível de Professores de Matemática em Formação Inicial sobre Nested Loops
Resumo
Neste artigo enfatizamos a dimensão estética-sensível do pensamento computacional em um cenário de formação inicial de professores de matemática. Por meio do desenvolvimento de experimentos de ensino, investigamos aspectos (habilidades/conceitos/propriedades) sobre o pensamento de estudantes de graduação em matemática emergentes na exploração de uma tarefa baseada em programação com um aplicativo on-line desenvolvido usando o Blockly. Os resultados destacam os processos de experimentação com tecnologia em que o comando repeat foi usado de várias maneiras na tentativa de criar loops para resolver a tarefa. O pensamento sensível-computacional aponta para a percepção e modificação de elementos estéticos, como a forma de objetos, cores, simetrias, padrões, sons etc., e sua relação com os comandos que compõem o código e a estrutura geral do código.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo Pesquisas Coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BARBOSA, L. M. Aspectos do Pensamento Computacional na Construção de Fractais com o software GeoGebra. Dissertação Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro: 2019.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 10, p. 18-23, mar. 1993. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1755/10-artigos-bicudomav.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
BOAL, A. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39, New York: Springer, 2005.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. AERA 2012, Vancouver, Canada, 2012. Disponivel em <http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2018.
CHAMSKI, Z. Nested loop sequences: towards efficient loop structures in automatic parallelization. [Research Report] RR-2094, INRIA. 1993.
COOPER, M. Advanced Bash-Scripting Guide: An in-depth exploration of the art of shell scripting. Available at: https://www.tldp.org/LDP/abs/html/index.html, 2014.
DEWEY, J. Art as experience. São Paulo, Brazil: Martins Fontes, 2010.
GADANIDIS, G. Repeating Patterns V. 6. 2017a. Available at: https://wordpress.oise.utoronto.ca/robertson/files/2018/04/repeating-patterns-tutorial.pdf
GADANIDIS, G. Five Affordances of Computational Thinking to Support Elementary Mathematics Education. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching, v.36, n.2, p.143-151, 2017b.
GADANIDIS, G.; YIU. C.. Repeating Patterns + Code + Art ... [v2], 2017. Available at: https://mathsurprise.ca/apps/patterns/v2/.
GADANIDIS, G.; HUGHES, J.; NAMUKASA, I.; SCUCUGLIA, R. Computational modeling in elementary mathematics teacher education. In: LLINARES, S.; CHAPMAN, O (Eds.). International Handbook of mathematics teacher education: Volume 2 (Second edition). The Netherlands: Koninklijke Brill NV, 2019. p. 197-222.
GIBBS, D. Nesting Loops & Statements in C Programming. 2020. Retrieved from https://study.com/academy/lesson/nesting-loops-statements-in-c-programming.html.
ISTE/CSTA. Computational Thinking Teacher Resource. 2ed., 2011. Disponivel em: <http://csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/472.11CTTeacherResources_2ed-SP-vF.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2018
MACHADO, N.J. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes. 8a. ed.. São Paulo: Cortez, 2013.
MANNILA, L.; DAGIENE, V.; DEMO, B.; GRGURIN, N.; MIROLO, C.; ROLANDSSON, L.; SETTLE, A. Computational Thinking in K-9 Education. In: Proceedings of the WorkingGroup Reports of the 2014 on Innovation & Technology in Computer Science Education Conference. Uppsala, Sweden, p. 1-29, 2014.
MARSHAL, M. N. Sampling for qualitative research. Family Practice, [s.l.], v. 13, n. 6, p. 522–526, 1996.
PATTON, M. Q. Qualitative Research & Evaluation Methods. 3rd edition. Sage Publications, Inc., 2002.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, Inc., 1980.
PAPERT, S. The Children’s Machine. New York: Basic Books, 1993.
PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, v. 25, p. 105-132, 2006.
POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C.A. Uma abordagem à Análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de Idéias e Raciocínios Matemáticos de Estudantes. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 17, p. 81-140, 2004.
SINCLAIR, N. The roles of the aesthetic in mathematical inquiry. Mathematical Thinking and Learning, v. 6, n. 3, p. 261–284, 2004.
STAKE, R. E. Qualitative Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). The Sage handbook of qualitative research. London: Sage Publications, 2005
STEFFE, L. P.; THOMPSON, P. W. Teaching experiment methodology: Underlying principles and essential elements. In: LESH, R.; KELLY, A.E. (Eds.). Research design in mathematics and science education. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 2000. p. 267-307.
WING, J. M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, [s.l.], v. 366, n. 1881, p. 3717–3725, 2008.
Copyright (c) 2020 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.