O perigo de uma história única para o autismo

Palavras-chave: Leo Kanner. Transtorno do Espectro Autista. Educação Matemática. Inclusão.

Resumo

O presente texto tem por finalidade colocar em evidência o perigo de uma história única para o autismo. Para isso, organizamos o texto em quatro momentos: no primeiro, recorremos a uma psiquiatra francesa, Marian Leboyer, que nos ajuda a contar como o autismo chegou ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), conhecido como a bíblia da psiquiatria; no segundo momento, também recorremos a uma psiquiatra francesa, Marie-Claude Thomas, que nos apresenta como os referenciais teóricos de Leo Kanner, conhecido como o “descobridor” do autismo, influenciaram seus estudos acerca do “fenômeno do autismo”; no terceiro momento, apresentamos algumas das implicações ao se considerar uma única versão para uma história; finalmente, no quarto momento, expomos nossas considerações iniciais acerca do perigo de uma história única para o autismo no âmbito da Educação Matemática e destacamos, como um dos nossos interesses, a suspeição de uma norma a respeito do autismo.

Biografia do Autor

Íria Bonfim Gaviolli, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp - Rio Claro). E-mail: iriagaviolli@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4751-3412.

Referências

APA – AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Tradução de Maria Inês Correa Nascimento. et al. Porto Alegre: Artmed, 2014. Tradução de Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução: Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BAMPI, Lisete. Efeitos de Poder e Verdade do Discurso da Educação Matemática. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 24, n.1, p.115-143, jan/jun.1999. 1999.

CECCARELLI, Paulo Roberto. A patologização da normalidade. Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte, n. 33, p.125-136, jul. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372010000100013. Acesso em 04 de nov. 2020.

FLEIRA, Roberta Caetano. A inclusão de um aluno autista nas aulas de matemática: um olhar Vygotskyano. 2016. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

FRANCES, Allen. Voltando ao normal: como o excesso de diagnósticos e a medicalização da vida estão acabando com a nossa sanidade e o que pode ser feito para retomarmos o controle. Tradução: Heitor M. Corrêa. Rio de Janeiro: Versal, 2016. 368 p. Título original: Saving normal: na insider’s revolt against out-of-control psychiatric diagnosis.

GAVIOLLI, Íria Bonfim. Cenários para investigação e Educação Matemática em uma perspectiva do deficiencialismo. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

JORGE, Emanuela Valério. As possibilidades e os desafios da utilização do lúdico para a aprendizagem em matemática de educando com Síndrome de Asperger. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2011.

LEBOYER, Marion. Autismo Infantil – Fatos e modelos. Tradução: Rosana Guimarães Dalgalarrondo. Campinas: Papirus, 1995. (Coleção Educação Especial).

MARCONE, Renato. Deficiencialismo: a invenção da deficiência pela normalidade. 2015. 170 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciência Exatas, Rio Claro, 2015.

NASCIMENTO, Iêda Clara Queiroz Silva do. Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA. 2017. 157p. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017.

PRAÇA, Élida Tamara Prata de Oliveira. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular. 2011. 140 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

SOUZA, Andiara Cristina de. O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em anos iniciais de escolarização. 2019. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2019.

THOMAS, Marie-Claude. Autismo: una lectura epistemológica. 2. ed. Rosario: Una Piranã Ediciones, 2018.

TAKINAGA, Sofia Seixas. Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

VIANA, Elton de Andrade. Situações didáticas de ensino da matemática: um estudo de caso de uma aluna com transtorno do espectro autista. 2017. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciência Exatas, Rio Claro, 2017.

Publicado
2020-11-17
Como Citar
GAVIOLLI, ÍRIA B. O perigo de uma história única para o autismo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-17, 17 nov. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)