Modelagem matemática na Educação Infantil: quanto tempo falta para o Natal?

  • Silvana Cocco Dalvi Instituto Federal do Espírito Santo- IFES
  • Oscar Luiz Teixeira de Rezende Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
  • Luciano Lessa Lorenzoni Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
Palavras-chave: Modelagem matemática. Educação Infantil. Noção de Tempo. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as possíveis contribuições da modelagem matemática na Educação Infantil. O problema surgiu a partir da indagação de uma criança que queria saber: quanto tempo falta para o Natal? Essa indagação tornou-se um problema real de interesse para a turma cuja investigação centrou-se no calendário. A pesquisa é qualitativa cujos instrumentos usados na produção de dados foram a observação participante, o diário de bordo, registros fotográficos e gravações em áudio. Os resultados revelam que a modelagem matemática desenvolvida está em consonância com os princípios de criança, sujeito histórico e de direitos, coprodutora de cultura, protagonista do processo ensino e aprendizagem; atribuiu intencionalidade a prática educativa propiciando a experiência em marcar o tempo, desenvolvendo-se e adquirindo novos conhecimentos. Nesse sentindo a modelagem matemática contribui na superação da concepção assistencialista rumo a uma Educação Infantil que valorize as singularidades da infância, promovendo o desenvolvimento integral da criança como cidadã.

Biografia do Autor

Silvana Cocco Dalvi, Instituto Federal do Espírito Santo- IFES

Professora da Educação Básica da Prefeitura de Castelo, Espírito Santo. E-mail: silvanaej@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4418-023X.

Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Professor Titular do Instituto Federal de Ciências e tecnologia do Espirito Santo (IFES), doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo,Bacharel e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa . Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta, Programação Linear, Lógica Fuzzy e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação , Otimização, Educação Estatística e Educação Matemática.Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES.

E-mail: oscar@ifes.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5591-8562.

Luciano Lessa Lorenzoni, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática na Educação Matemática. Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFE.

E-mail: lucianolessalorenzoni@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4859-7750.

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Publicado
2020-09-22
Como Citar
COCCO DALVI, S.; LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE, O.; LESSA LORENZONI, L. Modelagem matemática na Educação Infantil: quanto tempo falta para o Natal?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-21, 22 set. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)