Gamificando a Metodologia de Ensino da Matemática de Singapura no Ensino Fundamental

  • Germano Bruno Afonso Centro Universitário Internacional Uninter https://orcid.org/0000-0002-7886-3119
  • Melissa Samanta Holetz Centro Universitário Internacional Uninter
Palavras-chave: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino de Matemática de Singapura, Ensino de Matemática e Gamificação, Ensino de Matemática e Jogo.

Resumo

O objetivo desse projeto é desenvolver um jogo para trabalhar operações matemáticas básicas e frações no Ensino Fundamental que possa ser aplicado nas escolas brasileiras usando o que foi estudado sobre a Metodologia de resolução de problemas e as ferramentas didáticas utilizadas no ensino da Matemática de Singapura. Para o desenvolvimento desse trabalho foram realizadas as seguintes atividades: levantamento de material bibliográfico baseado na análise de uma sequência de atividades selecionadas de uma coleção de livros didáticos de Singapura; investigação de uma gamificação dessa metodologia através da resolução de problemas; experimentação dessa estratégia; observação e aplicação de questionários e análise dos mesmos. Após criação e aplicação do jogo, observou-se que essa metodologia facilita o entendimento dos problemas pelos alunos, por meio do uso contínuo de desenhos, esquemas e ferramentas.

Biografia do Autor

Germano Bruno Afonso, Centro Universitário Internacional Uninter

Pós-Doutorado em Astronomia pelo Observatoire de la Cote dAzur, França. Doutor em Astronomia de Posição e Mecânica Celeste pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI). Mestre em Ciências Geodésicas e Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná. Foi Professor Titular de Física de Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu: Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias ? PPGENT, do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, PR, Diretor Presidente da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia ? FAMPECT, Líder do Grupo de Pesquisa ?Ciência, Tecnologia e Interculturalidade na Educação? na Linha de Pesquisa ?Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação? da UNINTER. Tem experiência nas seguintes áreas: Astronomia e Arqueoastronomia Indígenas; Realidade Virtual e Aumentada na Educação; Popularização de C&T; Cálculo de Órbitas de Asteroides Próximos da Terra. E-mail: planetarioindigena@hotmail.com. Contato. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7886-3119.

Melissa Samanta Holetz, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Maria Thereza (Famath/RJ). Formada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Pedagogia pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Professora com 23 de experiência. Atualmente, cursa especialização em Ensino Superior com Metodologias Ativas e trabalha com mentoria e formação de professores. E-mail: melissamentoria@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4204-7379.

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Publicado
2021-03-15
Como Citar
AFONSO, G. B.; HOLETZ, M. S. Gamificando a Metodologia de Ensino da Matemática de Singapura no Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-22, 15 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)