Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 34 (2021): Perspectivas da Educação Matemática
Publicado:
2021-04-20
Expediente e Editorial - Volume 14, número 34 – 2021
1-11
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12927
Autores Convidados
Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos
Filipe Santos Fernandes, Antonio Vicente Marafioti Garnica
1-16
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12785
Artigos (fluxo contínuo)
Gamificando a Metodologia de Ensino da Matemática de Singapura no Ensino Fundamental
Germano Bruno Afonso, Melissa Samanta Holetz
1-22
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.10511
Estratégias e Conjecturas Usadas por um Grupo de Professores dos Anos Iniciais em Atividades Exploratório-Investigativas de Álgebra
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri, Sabrina Crisostomo da Silva, Daniele Nervis, Camila Bassegio Graff
1-16
PDF
PDF (English)
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.6362
A Necessidade de Representar e de Coordenar Registros de Representação Semiótica para a Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais: o que nos diz a BNCC?
Selma Felisbino Hillesheim, Daiana Zanelato dos Anjos, Juares da Silva Thiesen
1-20
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.11726
A Constituição Docente e os Saberes (Re)construídos a partir de Narrativas de Professores de Ciências e Matemática em Formação Continuada
Rafael Marques Dos Santos, Sandra Maria Wirzbicki, Danusa de Lara Bonotto
1-23
PDF
PDF (English)
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12522
Ensino de Logaritmos: um Diagnóstico da Apropriação do Conceito Discutido à Luz da Teoria Histórico-Cultural
Djalma Gonçalves Pereira, Marilene Ribeiro Resende
1-21
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12385
Análise e Classificação dos Erros Cometidos por Alunos de Cálculo Diferencial em Relação ao Conceito de Derivada
Andres David Pinto Hurtado
1-20
PDF (Español (España))
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.10738
Área do Círculo em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: um Olhar a partir das Apreensões Figurais
Priscila Arcego, Juliana Gabriele Kiefer, Rita de Cássia Pistóia Mariani
1-22
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12165
Aspectos, Conceitos e Concepções da Formação Docente no Âmbito do PIBID de Matemática da Universidade Federal Fluminense: o Olhar dos Coordenadores de Área
Fabiano dos Santos Souza, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
1-20
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.11195
Atividades de Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática na Perspectiva de Professores Formadores e Professores Iniciantes na Educação Básica
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini
1-21
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12133
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática
Pesquisas em Educação Matemática: a História, a Arte e a Etnomatemática em Análise
Alcione Marques Fernandes, Fredy Enrique González, Berlane Silva Martins
1-20
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12521
A Necessária Mudança de Foco na Formação de Professores de e que Ensinam Matemática: Discussão de Tarefas para a Formação e o Desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo
portugues
Miguel Ribeiro, Gabriela Gibim, Carla Alves
1-24
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12686
Lesson Study e Engenharia Didática na Formação e Desenvolvimento Profissional de (futuros) Professores de Matemática
Aluska Dias Ramos de Macedo, Paula Moreira Baltar Bellemain
1-18
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12518
A Construção de Subjetividades Profissionais na Formação Inicial de Professores de Matemática(s): Afirmando Posições Decoloniais contra Discursos de Subalternização da Profissão Docente
Victor Giraldo, Diego Matos, Wellerson Quintaneiro
1-27
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12756
Pensamento Crítico e Criativo em Matemática: uma Abordagem a partir de Problemas Fechados e Problemas Abertos
Mateus Gianni Fonseca, Cleyton Hércules Gontijo
1-18
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12515
Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática
Eliane Matesco Cristovão, Jhone Caldeira Silva, Marli Duffles Donato Moreira
1-22
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12316
Lesson Study: Contribuições para Formação de Professores que Ensinam Matemática
Edda Curi
1-19
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12509
História do Ensino de Geometria e Formação de Professores: Algumas Reflexões
Maria Célia Leme da Silva
1-17
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12463
Narrativas Autobiográficas em uma Experiência de Estágio Supervisionado: Vozes de um Professor-Supervisor e de um Estagiário na Criação e Aplicação de uma Metodologia Ativa (CRIE)
Ulisses Dias da Silva, Lucas Machado O’Neill
1-19
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12462
Lesson Study em Matemática: Meios, Objetivos e Obstáculos
Carl Winsløw
1-11
PDF (English)
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12641
Uma Proposta de Atividade com Feedbacks Automáticos no GeoGebra
Jorge Cássio Costa Nóbriga, Sérgio Carrazedo Dantas
1-21
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12755
A Aprendizagem Dialógica como Estratégia Alternativa para Aulas de Matemática
Raquel Carneiro Dörr
1-17
PDF (English)
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12777
Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study
Regina da Silva Pina Neves, Dario Fiorentini
1-30
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12676
Um Estudo Comparativo sobre as Impressões de Alunos das Licenciaturas no Ensino Remoto em Duas Universidades Públicas
Maria Dalvirene Braga, Josinalva Estacio Menezes, Rui Seimetz, Poliana Maria da Silva, Samara Araújo da Silva
1-19
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12602
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários