Inclusão no Ensino Superior: os Desafios de Acolher Para Transpor Barreiras

  • Josélia Euzébio da Rosa UNISUL
  • Margarida Dutra dos Santos Unisul
Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo traz como temática a inclusão no ensino superior. O objetivo foi investigar os possíveis avanços, tanto na esfera afetiva quanto cognitiva, desencadeados pela participação de uma acadêmica do Curso de Pedagogia, com diagnóstico de deficiência intelectual, em um grupo de pesquisa. Sustentamos a investigação, do tipo experimental, na Teoria Histórico Cultural, cujo método é o materialismo dialético. Os dados foram registrados durante o ingresso da acadêmica no grupo de pesquisa, em 2019-2, nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Para a análise, selecionamos quatro situações significativas do processo de aprendizagem e desenvolvimento da acadêmica, além de duas unidades compostas por depoimentos de pessoas que acompanharam de perto seu percurso. Os resultados indicam que as dificuldades não são imbatíveis e que a colaboração transpõe barreiras. Conclusão: o foco deve ser nas potencialidades, nunca nas limitações, a cognição e o afeto são indissociáveis para e aprendizagem promotora de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, UNISUL

Licenciada em Matemática - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Mestre e doutora em Educação – Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. E-mail: joselia.euzebio@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5738-8518.

Margarida Dutra dos Santos, Unisul

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. E-mail: marga.dutra.s@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2343-4763.

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Publicado
2020-10-30
Como Citar
EUZÉBIO DA ROSA, J.; DUTRA DOS SANTOS, M. Inclusão no Ensino Superior: os Desafios de Acolher Para Transpor Barreiras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-20, 30 out. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)