Inclusão no Ensino Superior: os Desafios de Acolher Para Transpor Barreiras
Resumo
O presente artigo traz como temática a inclusão no ensino superior. O objetivo foi investigar os possíveis avanços, tanto na esfera afetiva quanto cognitiva, desencadeados pela participação de uma acadêmica do Curso de Pedagogia, com diagnóstico de deficiência intelectual, em um grupo de pesquisa. Sustentamos a investigação, do tipo experimental, na Teoria Histórico Cultural, cujo método é o materialismo dialético. Os dados foram registrados durante o ingresso da acadêmica no grupo de pesquisa, em 2019-2, nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Para a análise, selecionamos quatro situações significativas do processo de aprendizagem e desenvolvimento da acadêmica, além de duas unidades compostas por depoimentos de pessoas que acompanharam de perto seu percurso. Os resultados indicam que as dificuldades não são imbatíveis e que a colaboração transpõe barreiras. Conclusão: o foco deve ser nas potencialidades, nunca nas limitações, a cognição e o afeto são indissociáveis para e aprendizagem promotora de desenvolvimento.
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