Alguns Movimentos para Tornar-se Professor/a de Matemática: um olhar a partir de memoriais de formação

  • Lilian de Campos Marinho Cruz Universidade Federal de Goiás
  • Luciano Feliciano de Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Roseli Araújo Barros Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Formação de Professores. Memorial de Formação. Narrativas. Memória

Resumo

Este trabalho objetiva analisar memoriais de formação escritos por licenciandos/as em Matemática para refletir como percebem sua constituição enquanto professores/as. Os memoriais foram produzidos em uma disciplina de Licenciatura em Matemática em uma unidade universitária no interior do estado de Goiás, em 2018. Quinze licenciandos/as foram convidados/as a refletir, individualmente, por meio da escrita, sobre os percursos trilhados até a opção pela docência. Após a leitura dos memoriais, cinco foram selecionados e analisados para a produção deste texto. Na análise do material, adota-se uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, tomando como instrumento interpretativo das informações a Análise de Conteúdo. A leitura e a releitura do material foram organizadas em três categorias, assim como refletidas à luz da literatura sobre desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Da análise emergiram as unidades temáticas: (i) professores como influências positivas; (ii) escolha consciente pelo curso de Matemática; e, (iii) ampliando horizontes do ser professor. Trazer à memória elementos considerados constituidores da formação pessoal é um processo reflexivo importante a ser estimulado durante o desenvolvimento profissional do/a docente e contribui para se pensar sobre a ação de aprender e fazer paralelos sobre o ato de ensinar, favorecendo a construção de uma subjetividade profissional mais autônoma, centrada na produção de conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Lilian de Campos Marinho Cruz, Universidade Federal de Goiás

Especialista em Educação Matemática. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (UFG). E-mail: liliandecamposmarinho@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4462-4934.

Luciano Feliciano de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação Matemática. Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: luciano.lima@ueg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9055-0791.

Roseli Araújo Barros, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: roseliaraujo@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9830-7796

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Publicado
2020-09-22
Como Citar
MARINHO CRUZ, L. DE C.; FELICIANO DE LIMA, L.; ARAÚJO BARROS, R. Alguns Movimentos para Tornar-se Professor/a de Matemática: um olhar a partir de memoriais de formação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-18, 22 set. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)