Alguns Movimentos para Tornar-se Professor/a de Matemática: um olhar a partir de memoriais de formação
Resumo
Este trabalho objetiva analisar memoriais de formação escritos por licenciandos/as em Matemática para refletir como percebem sua constituição enquanto professores/as. Os memoriais foram produzidos em uma disciplina de Licenciatura em Matemática em uma unidade universitária no interior do estado de Goiás, em 2018. Quinze licenciandos/as foram convidados/as a refletir, individualmente, por meio da escrita, sobre os percursos trilhados até a opção pela docência. Após a leitura dos memoriais, cinco foram selecionados e analisados para a produção deste texto. Na análise do material, adota-se uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, tomando como instrumento interpretativo das informações a Análise de Conteúdo. A leitura e a releitura do material foram organizadas em três categorias, assim como refletidas à luz da literatura sobre desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Da análise emergiram as unidades temáticas: (i) professores como influências positivas; (ii) escolha consciente pelo curso de Matemática; e, (iii) ampliando horizontes do ser professor. Trazer à memória elementos considerados constituidores da formação pessoal é um processo reflexivo importante a ser estimulado durante o desenvolvimento profissional do/a docente e contribui para se pensar sobre a ação de aprender e fazer paralelos sobre o ato de ensinar, favorecendo a construção de uma subjetividade profissional mais autônoma, centrada na produção de conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem.
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