As Modificações Curriculares do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, 1971-1996
Resumo
Neste artigo descrevemos historicamente as modificações curriculares do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre os anos 1971 a 1996, e identificamos nessas modificações possíveis saberes profissionais prescritos para a formação do futuro professor de matemática formado por este curso. Amparadas na pesquisa bibliográfica e documental de arquivos físicos inventariados do Departamento de Matemática da UEM, procedemos a análise documental. Evidenciamos que os primeiros vinte e cinco anos do curso foram marcados por quatro currículos prescritos em consonância ao contexto político e histórico do período. Por fim, identificamos que, com base nas modificações curriculares, as mudanças referentes às alterações de rubricas e inclusões de disciplinas nos quatro currículos ocorreram em direção a uma melhor caracterização do curso enquanto Licenciatura, por meio da incorporação de novos saberes profissionais docentes que possibilitavam a caracterização da formação do futuro professor de matemática oferecida por este curso no período histórico abordado.
Referências
ARAUJO NETO, Antonio Peixoto de. Um estudo histórico do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá: a criação e os primeiros anos. 2016. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer C.F.E. nº 292/62. In: Documenta. Brasília, DF, n. 10, dez., 1962a.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer C.F.E. nº 295/62. In: Documenta. Brasília, DF, n. 10, dez., 1962b.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer C.F.E. nº 672/69. In: Documenta. Brasília, DF, n. 105, set., 1969a.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Decreto nº 869/69, de 12 de setembro de 1969b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0869.htm. Acesso em: 28 jun. 2019.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer C.F.E. nº 895/71. In: Documenta. Brasília, DF, n. 133, dez., 1971.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer CFE nº 30/74. In: Documenta, Brasília, DF, n. 164, jul. 1974.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer CFE nº 37/75. In: Documenta. Brasília, DF, n. 171, fev., 1975.
BITTAR, Marilena; NOGUEIRA, Renato Gomes. Um Estudo da Criação e Desenvolvimento de Licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, n. 51, p. 263-283, abr. 2015.
BITTAR, Marilena; OLIVEIRA, Adriana Barbosa de; FREITAS, José Luís Magalhães de. Um estudo sobre mudanças curriculares em uma licenciatura em matemática ao longo de 30 anos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 294–308, 2013.
CURY, Fernando Guedes. Análise narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 59-73, 2010.
D’ANTONIO, Sandra Regina. Comunicação e saberes docentes: uma reflexão sobre o curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Maringá. 2013. 202f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 89-125.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de história da educação matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Introduction. In: HOFSTETTER, Rita. (Orgs.). Savoirs en (trans)formation: au cœur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions de Boeck Université, 2000. p. 7-40.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2012.
MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. As políticas educacionais para cursos de Matemática no Brasil entre as décadas de 1960 a 1970: um olhar a partir da Revista Documenta. Revista Valore, v. 3, p. 62-72, 2018.
MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Uma história para o inventário arquivístico do Departamento de Matemática da UEM. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 56–70, 2019.
MACHADO, Suélen Rita Andrade. As modificações curriculares do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá: mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996. 2019. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
MOREIRA, Plínio Cavalcante; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MOREIRA, Plínio Cavalcante. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, 2012, v. 26, n. 44, p. 1137-1150.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Apoio aos colegiados – ACO. Campus Sede (Maringá/PR). Projeto Político Pedagógico de Matemática. Maringá, 2010.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Catálogo de cursos ICET, Maringá, 1971.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Ementa da disciplina Prática de Ensino da Matemática I (02/1988). Maringá, 1988a.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Ementa da disciplina Prática de Ensino da Matemática II (02/1988). Maringá, 1988b.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Grades curriculares: 1971-1978. Maringá, 1978.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Ofício nº 004/87 – MAT. Maringá, 21 set. 1987.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Processo nº 0562/79, vol.1, Maringá, 1979.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Processo nº 1.557/91, Maringá, 1991a.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Resolução nº 01/70 - COU, de 26 de novembro de 1970. Maringá, 1970.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Resolução nº 019/88-COU. Aprova desmembramento do Departamento de Matemática e Estatística e dá outras providências. Maringá, 22 abr. 1988.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Resolução nº 065/91 – CEP. Aprova normas para extinção do regime de créditos, de 05 de junho de 1991. Maringá, 1991b.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Resolução nº 162/91-CEP. Aprova currículo do curso de Matemática do Regime Seriado Anual, de 13 de novembro de 1991. Maringá, 1991c.
PARANÁ. Universidade Estadual de Maringá. Resolução n° 069/96-CEP. Aprova novo currículo do curso de Matemática e a criação da habilitação bacharelado, de 12 de junho de 1996. Maringá, 1996.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, Viviane de Oliveira. Uma história da Sociedade Brasileira de Matemática durante o período de 1969 a 1989: criação e desenvolvimento. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2016.
SHEEN, Maria Rosemary Coimbra Campos. Estado e educação no Brasil: análise histórica do contexto de criação das universidades estaduais do Paraná na década de 60. In: SHEEN, Maria Rosemary Coimbra Campos (Org.). Recortes da história de uma universidade pública: o caso da Universidade Estadual de Maringá. Maringá: Eduem, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Sobre a investigação dos saberes profissionais do professor de matemática: algumas reflexões para a pesquisa. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line), Aracajú, v. 6, n. 1, 2016.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 254-264, maio/ago. 2017a.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, 2017b.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.