Atividades de Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática na Perspectiva de Professores Formadores e Professores Iniciantes na Educação Básica

Palavras-chave: Prática como Componente Curricular. Licenciatura em Matemática. Formação de professores. Institutos Federais de Educação.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de investigar quais atividades de Prática como Componente Curricular são vivenciadas por professores formadores e professores iniciantes na sua trajetória acadêmica e/ou profissional. O referencial teórico que nos embasou tem como foco uma conceitualização da palavra prática, que está inserida em aplicação da teoria, experiências ou atividade. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 12 professores: nove formadores de três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e três professores iniciantes, egressos da licenciatura em Matemática destas instituições. Para a análise dos dados produzidos nas entrevistas utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin, pré-análise, exploração do material e inferência. Os entrevistados vivenciaram a Prática como Componente Curricular a partir de atividades que poderiam ser desenvolvidas a partir da simulação de aulas, discussões sobre avaliação e  métodos de pesquisa, resolução de problemas, análise de erros, leitura de textos de Educação Matemática, elaboração de material didático, observação em sala de aula, elaboração de atividades para escolas da educação básica, discussão de metodologias de ensino e regência de aulas em escolas da educação básica, acompanhado de um tutor. Nas conclusões, ressaltamos que que a Prática como Componente Curricular precisa ser desenvolvida em todas as disciplinas dos cursos de formação inicial de professores, por meio de atividades que tenha o foco na teoria e na prática.

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Biografia do Autor

Lucas Diego Antunes Barbosa, IFNMG Campus Salinas

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor de Matemática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas (IFNMG). E-mail: lucasdiegoantunesbarbosa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4063-6153.

Barbara Lutaif Bianchini, PUC-SP

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) (PUC-SP). Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. E-mail: barbaralb@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0388-1985.

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Publicado
2021-03-31
Como Citar
ANTUNES BARBOSA, L. D.; LUTAIF BIANCHINI, B. Atividades de Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática na Perspectiva de Professores Formadores e Professores Iniciantes na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 31 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)