Do Prescrito ao Apresentado: a Combinatória nos Currículos de Anos Iniciais da EJA
Resumo
Apresentam-se os principais achados de uma pesquisa que analisou, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986), orientações referentes à Combinatória em currículos prescritos para os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas esferas federal, estadual e municipal, bem como a apresentação desse conteúdo em livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA-2014). Constatou-se que os documentos curriculares apontam orientações, embora de modo muito reduzido, para trabalhar a Combinatória em anos iniciais da EJA. Nos livros didáticos, apenas situações de arranjos não são exploradas e a maioria dos problemas apresentam apenas enunciado, não solicitando outras formas de representação simbólica para sua resolução. Faz-se necessário que os docentes da EJA complementem o trabalho apresentado nos livros didáticos com a Combinatória, de modo a atender ao que está prescrito e defendido em pesquisas anteriores, levando em consideração saberes construídos pelos educandos jovens e adultos.
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