Do Prescrito ao Apresentado: a Combinatória nos Currículos de Anos Iniciais da EJA

  • Glauce Vilela Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-5098-4461
Palavras-chave: Currículo. Combinatória. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Apresentam-se os principais achados de uma pesquisa que analisou, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986), orientações referentes à Combinatória em currículos prescritos para os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas esferas federal, estadual e municipal, bem como a apresentação desse conteúdo em livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA-2014). Constatou-se que os documentos curriculares apontam orientações, embora de modo muito reduzido, para trabalhar a Combinatória em anos iniciais da EJA. Nos livros didáticos, apenas situações de arranjos não são exploradas e a maioria dos problemas apresentam apenas enunciado, não solicitando outras formas de representação simbólica para sua resolução. Faz-se necessário que os docentes da EJA complementem o trabalho apresentado nos livros didáticos com a Combinatória, de modo a atender ao que está prescrito e defendido em pesquisas anteriores, levando em consideração saberes construídos pelos educandos jovens e adultos.

Biografia do Autor

Glauce Vilela Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. E-mail: glaucevilela_@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8728-5621.

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação Matemática pela Oxford Brookes University, Reino Unido. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: resrborba@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5098-4461.

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
MARTINS, G. V.; BORBA, R. E. DE S. R. Do Prescrito ao Apresentado: a Combinatória nos Currículos de Anos Iniciais da EJA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 17 dez. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)