Narrativas Autobiográficas em uma Experiência de Estágio Supervisionado: Vozes de um Professor-Supervisor e de um Estagiário na Criação e Aplicação de uma Metodologia Ativa (CRIE)

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Insubordinação criativa, Formação de Professores, Estágio Curricular Supervisionado, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo é construído em torno das narrativas autobiográficas dos dois autores - o professor-supervisor de estágio e o estagiário - em seu exercício de criação, discussão e aperfeiçoamento de uma metodologia de ensino ativa, aplicada em duas turmas de sétimo ano do ensino fundamental de um colégio público federal do município do Rio de Janeiro. A metodologia desenvolvida, denominada CRIE – Crítica, Resolução, Interpretação e Experimentação –, é baseada em grupos especializados e se utiliza de rotações de estações com atribuição de funções para cada membro do grupo. Utilizando o método das narrativas autobiográficas, busca-se compreender como a interação profissional entre professor-supervisor e estagiário pôde beneficiar os dois mutuamente, com impactos para a relação desenvolvida entre os sujeitos e para a formação deles, com potenciais ganhos para as/os estudantes.

Biografia do Autor

Ulisses Dias da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: ulissesdias@ufrj.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3919-2786.

Lucas Machado O’Neill, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: lucasmoneill@matematica.ufrj.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1419-8527.

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Publicado
2021-04-06
Como Citar
SILVA, U. D. DA; O’NEILL, L. M. Narrativas Autobiográficas em uma Experiência de Estágio Supervisionado: Vozes de um Professor-Supervisor e de um Estagiário na Criação e Aplicação de uma Metodologia Ativa (CRIE). Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-19, 6 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática