Pesquisas em Educação Matemática: a História, a Arte e a Etnomatemática em Análise

Palavras-chave: História Social da Educação Matemática. Matemática e Arte. Etnomatemática. Pesquisas em Educação Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta três tópicos de pesquisa em Educação Matemática: História, Etnomatemática e Arte. Inicialmente, cada autor apresenta seu assunto particular de interesse de pesquisa. Enquanto História, a pesquisa apresenta a perspectiva da História Social da Educação Matemática – HISOEM – para examinar como aconteceu o processo que propiciou a emergência da Educação Matemática como um campo disciplinar específico. Em seguida, são oferecidos argumentos relativos ao papel que a Etnomatemática poderia ter na elaboração do currículo matemático. Por fim, reflete-se sobre as relações entre Matemática e Arte. Assim os autores com fios da Arte, Etnomatemática e Educação criam uma teia costurada pela História. As pesquisas apresentadas podem ser consideradas como a realidade mutifacetada da Educação Matemática, tanto a História Social da Educação Matemática, quanto a relação entre a Matemática e a Arte e a Etnomatemática discutem em sua essência a Matemática como prática sociocultural impregnada de valores culturais e, por isso mesmo, humanos.

 

Biografia do Autor

Alcione Marques Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias, desde 2004, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) no Campus de Arraias desenvolvendo pesquisas na área de Etnomatemática, Etnomodelagem, História da Matemática e Saberes Tradicionais. E-mail: alcione@uft.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0133-1031.

Fredy Enrique González, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profesor Doctor, Visitante de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte: Doctor en Educación, con énfasis en Matemática Educativa (Universidad de Carabobo, Venezuela, 1997); Master en Matemática, Mención Docencia (Universidad de Carabobo, Venezuela, 1994); y Profesor de Matemática y Contabilidad (Instituto Pedagógico de Caracas, 1974); se desempeñó como formador de profesores de Matemática en la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL, Núcleo Maracay, Estado Aragua, Venezuela). Coordinador Fundador del Núcleo de Investigación en Educación Matemática “Dr. Emilio Medina” (NIEM); además coordina el Proyecto de Reconstrucción Histórica de la Educación Matemática en Venezuela. E-mail: fredygonzalezdem@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8079-3826.

Berlane Silva Martins, Secretaria da Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática, área de pesquisa Etnomatemática, Currículo e Formação de Professores pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação (2003), Doutora em Educação Matemática, linha de pesquisa Tendências Internacionais da História e da Filosofia da Matemática e seus reflexos na Educação Matemática, pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2019) e doutora pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Etnomatemática - GEPEm/USP. E-mail: berlane.cedf.gov@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8991-7656.

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Publicado
2021-03-24
Como Citar
MARQUES FERNANDES, A.; ENRIQUE GONZÁLEZ, F.; SILVA MARTINS, B. Pesquisas em Educação Matemática: a História, a Arte e a Etnomatemática em Análise. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-20, 24 mar. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática