O Número Racional nas Questões do Exame Nacional do Ensino Médio: um convite à exploração dos subconstrutos na escola

  • João Paulo Godoy Universidade Federal de Goiás
  • Maria de Fátima Barreto Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Número Racional, Subconstrutos do Número Racional

Resumo

Este trabalho investiga os vários subconstrutos do número racional presentes em questões do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O estudo parte do levantamento das questões do ENEM do ano de 2013, identificando quais objetos de conhecimento (definidos na matriz de referência do exame) estão presentes em cada uma das questões, solicitando uma compreensão do número racional, em seus diversos subconstrutos, para a sua resolução; e segue apresentando discussões em aula de cursinho preparatório para o ENEM, realizado por ONG, com estudantes  de escola pública, nas quais os subconstrutos do número racional se mostraram a partir das soluções ou tentativas de soluções dos alunos e/ou professor. Nossa pesquisa evidencia que alguns subconstrutos do número racional se mostram recorrentes nas diversas questões e indica a exploração dos diversos subconstrutos desde o Ensino Fundamental como caminho facilitador para a interpretação e resolução de situações-problema que exigem o domínio do número racional.

Biografia do Autor

João Paulo Godoy, Universidade Federal de Goiás
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO, Brasil. Advogado e estagiário em educação.
Maria de Fátima Barreto, Universidade Federal de Goiás
Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia-GO, Brasil.

Referências

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Publicado
2016-08-01
Como Citar
GODOY, J. P.; BARRETO, M. DE F. O Número Racional nas Questões do Exame Nacional do Ensino Médio: um convite à exploração dos subconstrutos na escola. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.