Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study

  • Regina da Silva Pina Neves Departamento de Matemática, Universidade de Brasília
  • Dario Fiorentini Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp)
Palavras-chave: Aprendizados. Aprendizagem Situada. Estagiário. Licenciatura em Matemática.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as aprendizagens e os aprendizados de futuros professores ao participarem de um Estágio Curricular Supervisionado em Matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de um processo de Lesson Study (LS). Para tanto, foi desenvolvida uma investigação qualitativa sob a perspectiva da Teoria Social de Aprendizagem situada em Comunidades de Prática, entendendo a negociação de significados como mecanismo de aprendizagem e a participação como forma de aprendizagem de estagiários que atuam em escola pública. Foi tomado como material de análise as ações colaborativas de estudo, planejamento, docência e reflexão sobre a docência, bem como a análise e a escrita de diários e de narrativas reflexivas dos estagiários e da orientadora sobre essas ações. Os resultados indicam a coconstrução de aprendizagens discursivas, interativas e experienciais dos estagiários e evidenciam o potencial formativo do LS como processo de problematização e aprendizagem profissional do futuro professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Regina da Silva Pina Neves, Departamento de Matemática, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Departamento de Matemática, Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM). E-mail: reginapina@mat.unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7952-9665.

Dario Fiorentini, Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp)

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp). Pesquisador do CNPq/PQ-1B. Coordenador dos Grupos de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (Prapem) e Grupo de Sábado (GdS). E-mail: dariof@unicamp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5536-0781.

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Publicado
2021-04-12
Como Citar
NEVES, R. DA S. P.; FIORENTINI, D. Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study . Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-30, 12 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática