Paulo Freire e Educação Matemática: Inspirações e Sinergias com a Modelagem Matemática

Palavras-chave: Modelagem, Situações-Limites, Inéditos-Viáveis, Utopia, Diálogo

Resumo

A obra de Paulo Freire tem nos inspirado e temos concentrado nossas pesquisas na investigação de possíveis relações entre temas presentes no seu legado e nossas concepções e práticas no que tange à Educação Matemática. Neste sentido, propomos, neste artigo de cunho teórico e pautado no paradigma qualitativo, a partir do entendimento de Freire sobre utopia, situações-limite, inédito-viável, educação bancária, diálogo, autonomia, investigação, práxis, inacabamento e formação permanente, abordar questões relacionadas à nossa visão de Educação Matemática, relacionando-a com a Modelagem, área na qual nossas pesquisas se dão. Dessa forma, pretendemos apresentar possíveis sinergias entre o legado freireano e a Modelagem, além de discutir as inspirações que a obra do autor pode trazer para ressignificá-la. Buscamos, com este artigo, vista a atualidade e urgência da obra de Paulo Freire, pontuar, além das suas contribuições para a Educação, questões particulares que favoreçam possíveis encaminhamentos práticos e teóricos em relação à Modelagem, e por consequência, a alguns aspectos da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre-Docente do Departamento de Educação da UNESP, São José do Rio Preto, SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, PPGEM, da UNESP, Rio Claro, SP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2000), mestrado (2004), doutorado (2008) e livre-docência (2019) em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente, Educação Matemática e suas pesquisas têm foco, prioritariamente, em Modelagem Matemática e Formação de Professores, sendo principal aporte teórico Paulo Freire. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Unesp. E-mail: paula.malheiros@unesp.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6814-6714.

Régis Forner, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP)

Professor Efetivo de Matemática na Escola Estadual Antonio Alves Cavalheiro, em Engenheiro Coelho-SP e Professor Coordenador nesta mesma escola. Supervisor de Ensino da rede municipal de Engenheiro Coelho-SP. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. São Paulo, Brasil. E-mail: regisforner@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2517-0191

Lahis Braga Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. São Paulo, Brasil. E-mail: bragalahis@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3139-1393.

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Publicado
2021-06-25
Como Citar
MALHEIROS, A. P. DOS S.; FORNER, R.; SOUZA, L. B. Paulo Freire e Educação Matemática: Inspirações e Sinergias com a Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-22, 25 jun. 2021.