D. Pedro II e a Matemática: interesses, mestres e estudos

Palavras-chave: História da Educação, Matemática, Brasil, D. Pedro II, Século XIX

Resumo

Dentre os membros da família real brasileira, D. João VI e D. Pedro II são retratados como grandes incentivadores da formação científica do País com a criação de diversas instituições e com o mecenato, enviando brasileiros ao exterior e financiando outros em seus estudos. Várias biografias de D. Pedro II relatam suas atividades intelectuais e seu interesse pelas Artes, Ciências Naturais e idiomas. Além disso, Pedro II também estudou Física, Astronomia e Matemática. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a educação recebida por D. Pedro II, seus mestres e especialmente sobre seus estudos de Matemática realizados em diferentes épocas de sua vida. As principais fontes utilizadas nessa pesquisa foram documentos manuscritos pertencentes ao Arquivo histórico do Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Este trabalho se insere em uma perspectiva de analisar a produção e o interesse pela Matemática demonstrado por não profissionais. Tentar-se-á relacionar alguns dos conteúdos estudados por Pedro II, quem foram seus mestres, bem como inferir sobre as possíveis referências a obras didáticas utilizados pelo monarca.

Biografia do Autor

Flavia dos Santos Soares, Faculdade de Educação/ UFF

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde cursou a
Licenciatura e o Bacharelado. É mestre em MATEMÁTICA (2001) e doutora em EDUCAÇÃO
(2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É professora da
categoria Associado III da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense
(FE/UFF) onde atua na Licenciatura em Matemática, nos cursos presencial e EAD (como bolsista
do CEDERJ), no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação (PPG/FEUFF). Tem
experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e superior e pesquisa
principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e do ensino de
Matemática no Brasil, Livros Didáticos e história da formação e profissionalização do professor
de Matemática no Brasil, com especial interesse no século XIX. E-mail: flaviadss@id.uff.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0869-0838.

João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1962), mestrado
em Matemática - University of Chicago (1964) e doutorado em Matemática - University of
Chicago (1967). Recebeu o título de Professor Emérito pela PUC-Rio, em 2008. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando
principalmente nos seguintes temas: história da matemática, ensino-aprendizagem de
matemática, geometria dinâmica, história da educação matemática e ensino-aprendizagem de
geometria, avaliação de livros didáticos de Matemática e história do livro didático de
Matemática. E-mail: jbpfcarvalho@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0411-9565

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Publicado
2022-08-31
Como Citar
SOARES, F. DOS S.; CARVALHO, J. B. P. F. DE. D. Pedro II e a Matemática: interesses, mestres e estudos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-23, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)