Sequências Didáticas Envolvendo o Software GeoGebra no Ensino de Funções Trigonométricas: um mapeamento em artigos acadêmicos
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar artigos científicos que abordavam como
temática o uso de sequências didáticas envolvendo o GeoGebra no contexto do ensino de funções
trigonométricas no Ensino Médio. O método utilizado foi o mapeamento teórico, realizado à luz dos
pressupostos teóricos de Biembengut. Para isso, a busca por produções foi realizada no repositório
Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores e operadores booleanos “GeoGebra” AND
“Funções Trigonométricas”. Aplicou-se um filtro temporal de 2016 a 2020 e foram levados a efeito
apenas artigos acadêmicos publicados em periódicos com QUALIS/CAPES, no quadriênio 2013-2016
e extratos A1, A2, B1 e B2. A partir destes critérios de inclusão, foram selecionados e analisados dez
artigos. Como principais resultados, identificou-se que o uso do GeoGebra agrega no ensino da
matemática, motivando, facilitando e auxiliando na aprendizagem e que, de maneira geral, é usado
pelos estudantes para resolverem exercícios e não para a construção de materiais que auxiliem na
resolução de qualquer exercício que se relacione ao mesmo conteúdo. Ademais, ele é
majoritariamente utilizado na revisão de conteúdo ou por meio de oficinas e não para a introdução do
assunto.
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