Sequências Didáticas Envolvendo o Software GeoGebra no Ensino de Funções Trigonométricas: um mapeamento em artigos acadêmicos

Palavras-chave: Mapeamento, Software, Geogebra

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar artigos científicos que abordavam como
temática o uso de sequências didáticas envolvendo o GeoGebra no contexto do ensino de funções
trigonométricas no Ensino Médio. O método utilizado foi o mapeamento teórico, realizado à luz dos
pressupostos teóricos de Biembengut. Para isso, a busca por produções foi realizada no repositório
Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores e operadores booleanos “GeoGebra” AND
“Funções Trigonométricas”. Aplicou-se um filtro temporal de 2016 a 2020 e foram levados a efeito
apenas artigos acadêmicos publicados em periódicos com QUALIS/CAPES, no quadriênio 2013-2016
e extratos A1, A2, B1 e B2. A partir destes critérios de inclusão, foram selecionados e analisados dez
artigos. Como principais resultados, identificou-se que o uso do GeoGebra agrega no ensino da
matemática, motivando, facilitando e auxiliando na aprendizagem e que, de maneira geral, é usado
pelos estudantes para resolverem exercícios e não para a construção de materiais que auxiliem na
resolução de qualquer exercício que se relacione ao mesmo conteúdo. Ademais, ele é
majoritariamente utilizado na revisão de conteúdo ou por meio de oficinas e não para a introdução do
assunto.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Garcia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Matemática pela PUCRS (2014). Atualmente é professora - Colégio Salesiano Itajaí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

E-mail: garciafernandasantos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2035-4151.

Luciano Denardin , Pontifícia Universidade católica do rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) com período sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Atualmente é professor da Escola Politécnica e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências; formação de professores; saberes docentes; epistemologia da ciência.

E-mail: luciano.denardin@pucrs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8839-2229 .

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Publicado
2022-12-09
Como Citar
GARCIA, F. DOS S.; DENARDIN , L. Sequências Didáticas Envolvendo o Software GeoGebra no Ensino de Funções Trigonométricas: um mapeamento em artigos acadêmicos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-18, 9 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)