Por uma Formação Matemática Orientada pela Prática Docente na Educação Básica

Palavras-chave: Formação Matemática do Professor, Prática Docente, Matemática Escolar, Matemática Acadêmica

Resumo

Atualmente, há um considerável número de pesquisas no âmbito da Educação Matemática que discutem, com base na prática docente, aspectos do conhecimento matemático específico para o ensino na Educação Básica. Cada vez mais, essas pesquisas têm representado uma maior compreensão sobre a constituição da matemática escolar e, por consequência, proporcionado maior clareza sobre uma formação matemática adequada ao futuro professor. Entretanto, nem sempre a prática docente e as pesquisas sobre essa prática têm sido valorizadas enquanto parâmetro para se pensar a formação matemática de futuros professores. O que tem nos impedido de caminhar na direção de uma formação com base na prática profissional do professor? O presente artigo, que se caracteriza como um ensaio teórico, visa problematizar alguns discursos e tecer reflexões que vão na direção de mostrar como uma desvalorização do professor da Educação Básica também pode ser retratada a partir da matemática presente na formação inicial desse professor.

Biografia do Autor

Henrique Rizek Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR multicampi Cornélio Procópio e Londrina. E-mail: henriquerizek@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9660-7303.

Referências

APPLE, Michael. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 2ª ed. revista. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

BALL, Deborah Loewenberg. The Subject Matter Preparation of Prospective Mathematics Teachers: challenging the myths. National Center for Research on Teacher Education, College of Education, Michigan State University, 1988. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED301468. Acesso em: 21 de jun. 2021.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022487108324554. Acesso em: 21 de jun. 2021.

BEHR, Merlyn; et al. Rational number concepts. In: LESH, Richard; LANDAU, Marsha (Eds.). Acquisition of mathematics concepts and process. New York: Academic Press, 1983. p. 91-126.

BEDNARZ, Nadine; PROULX, Jérôme. Teachers’ mathematics as mathematics-at-work, Research in Mathematics Education, v. 19, n. 1, p. 42-65, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14794802.2017.1287000?journalCode=rrme20. Acesso em: 21 de jun. 2021.

CARRILLO, José; et al. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: CONGRESS OF EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 8, 2013, Antalya. Anais…. Antaya, Turquia: Erme, 2013.

ELIAS, Henrique Rizek. Dificuldades de estudantes de Licenciatura em Matemática na compreensão de conceitos de grupo e/ou isomorfismo de grupos. 2012. 145p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_d92db57220c0b0792b18642dff43a5e5. Acesso em: 21 de jun. 2021.

ELIAS, Henrique Rizek. Os Números Racionais na Matemática Acadêmica: uma discussão visando à formação matemática de professores. Bolema, Rio Claro (SP), v. 32, n. 61, p. 439-458, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/V8YJZ8JVdsnpkKj4BPSwDrP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

ELIAS, Henrique Rizek; SACHS, Línlya. Um ensaio teórico sobre saber mais matemática para ensinar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 955-977, 2018a. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5096. Acesso em: 21 de jun. 2021.

ELIAS, Henrique Rizek; SACHS, Línlya. Formação inicial de professores de matemática para não atuarem na Educação Básica. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Foz do Iguaçu/PR, 2018. Anais... Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 7, Brasília: SBEM, 2018b, p. 1-13. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/359/234. Acesso em: 21 de jun. 2021.

FIORENTINI, Dario. A Formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação, n. 18, p. 107-115, 2005. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/266. Acesso em: 21 de jun. 2021.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa. O lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917- 938, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/99f8nsJSh8K9KMpbGrg8BrP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

GATTI, Bernardete Angelina; et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GERETI, Laís Cristina Viel; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Legitimidades para a disciplina de Cálculo na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, 2021.

GLAESER, Georges. Epistemologia dos Números Relativos. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, p. 65-104, jul./dez. 2010.

KIEREN, Thomas. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: LESH, Richard. (Ed.) Number and measurement: papers from a research workshop. Columbus, Ohio: Eric/Smeac, p. 101-144, 1976.

KIEREN, Thomas.The rational number construct – its elements and mechanisms. In: KIEREN, Thomas. (Ed.) Recent Research on Number Learning. Columbus: Eric/Smeac, p. 125-150, 1980.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

LINS, Romulo Campos. Por que discutir Teoria do Conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. p. 75 – 94.

LINS, Romulo Campos. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani.; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 92 – 120.

LINS, Romulo Campos. A formação pedagógica nas disciplinas de conteúdo matemático nas Licenciaturas em Matemática. Revista de Educação, Campinas, n. 18, 2005. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/267. Acesso em: 21 de jun. 2021.

LINS, Romulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: PERES, Eliane et al. (Orgs.). Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura: livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 530-550.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; CURY, Helena Noronha; VIANNA, Carlos Roberto. Por que Análise Real na Licenciatura? Zetetiké, v. 13, n. 23, p. 11-39, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646978. Acesso em: 21 de jun. 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Zetetiké, v. 11, n. 19, 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646950. Acesso em: 21 de jun. 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Números Racionais: conhecimentos da formação inicial e prática docente na escola básica. Bolema, v. 21, p. 1-19, 2004. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10534. Acesso em: 21 de jun. 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qvfV3fMDdVCvYZb9h4XRxvJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Tendências em Educação Matemática, 11).

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Matemática Acadêmica e Matemática Escolar: dissonâncias e conflitos. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; PEREIRA, Marcelo Ricardo. (Org.). Conhecimento e inclusão social: 40 anos de pesquisa em Educação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 193-222.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; FERREIRA, Ana Cristina. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 27, n. 47, p. 981-1005, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/bBxpCZ7ZmHj9YLQqw5C53yG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; FERREIRA, Ana Cristina. A formação matemática do professor da Educação Básica: das concepções historicamente dominantes às possibilidades alternativas atuais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; et al. Quem quer ser professor de matemática? Zetetiké, v. 20, n. 37, p. 11-34, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646634. Acesso em: 21 de jun. 2021.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em 18 de jul. 2021.

PASSOS, Marinez Meneghello; MARTINS, João Batista; ARRUDA, Sergio de Mello. Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos.... Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 471-482, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/JmWgzPDNnFWsr99ZSBRzvVp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

PONTE, João Pedro; CHAPMAN, Olive. Preservice mathematics teachers' knowledge and development. In: ENGLISH, Lyn. (Ed.). Handbook of international research in mathematics education. 2. ed. New York: Routledge, 2008. p. 225-263.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Coleção Feminismos Plurais, Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017.

RIBEIRO, Carlos Miguel. Conhecimento Matemático para Ensinar: uma experiência de formação de professores no caso da multiplicação de decimais. Bolema, n. 34, 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/216339201.pdf. Acesso em: 21 de jun. 2021.

RIBEIRO, Carlos Miguel. Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma eficaz navegação entre representações. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/hdT7xZYF8WcnBCpDCKcKNRL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

ROWLAND, Tim et al. Developing primary mathematics teaching: Reflecting on practice with the knowledge quartet. [s.l.] Sage, 2009.

SACRISTÁN, Jose Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto, 1991. p. 63-88.

SOUTO, Romélia Mara Alves; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pró-Posições, v. 24, n. 70, p. 201-224, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642669. Acesso em: 21 de jun. 2021.

STEFFE, Leslie; OLIVE, John. (Eds.). Children’s fractional knowledge. New York: Springer, 2010.

THOMPSON, Patrick; SALDANHA, Luis A. Fractions and multiplicative reasoning. In: KILPATRICK, Jeremy.; MARTIN, W. Gary.; SCHIFTER, Deborah. (Eds.), Research companion to the principles and standards for school mathematics, p. 95–113, 2003. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.

THOMPSON, Patrick. The development of the concept of speed and its relationship to concepts of rate. In: HAREL, Guershon; CONFREY, Jere. (Eds.), The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics, p. 181-234, 1994. Albany, NY: SUNY Press.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Disciplina: SMA0341 - Elementos de Matemática. São Carlos, 2007. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=SMA0341&codcur=55030&codhab=100. Acessado em 03 de ago. 2021.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. Legitimidades possíveis para a formação matemática de professores de matemática. 2012. 355 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102099. Acesso em: 21 de jun. 2021.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; LINS, Romulo Campos. Movimentos de Teorizações em Educação Matemática. Bolema, v. 30, n. 55, p. 325 - 367, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/qHxLRw7GgxTTFHRmw7h3cjH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de jun. 2021.

WASSERMAN, Nicholas H. Introducing Algebraic Structures through Solving Equations: Vertical Content Knowledge for K-12 Mathematics Teachers, PRIMUS: Problems, Resources, and Issues in Mathematics Undergraduate Studies, Filadélfia, v. 24, n. 3, p. 191-214, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10511970.2013.857374. Acesso em: 21 de jun. 2021.

WASSERMAN, Nicholas H. Abstract Algebra for Algebra Teaching: Influencing School Mathematics Instruction. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Ontário, v. 16, n. 1, p. 28-47, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14926156.2015.1093200. Acesso em: 21 de jun. 2021.

Publicado
2021-08-03
Como Citar
ELIAS, H. R. Por uma Formação Matemática Orientada pela Prática Docente na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-26, 3 ago. 2021.
Seção
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát