Investigação da Construção do Conhecimento em Medidas de Tendência Central Utilizando a Engenharia Didática
Resumo
Este trabalho é o resultado das discussões sobre uma pesquisa de mestrado que está inserida no tema da Educação Estatística. A pesquisa intentou analisar e compreender as possíveis contribuições de uma sequência didática sobre medidas de centralidade com alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular do estado do Rio de Janeiro, uma investigação com foco no processo de ensino e de aprendizagem na construção do conhecimento de medidas de tendência central. O referencial teórico adotado foi a literacia estatística e, para responder à pergunta: “de que forma uma sequência didática pode contribuir para a construção do conceito de medidas de tendência central por parte dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular do Rio de Janeiro?”, utilizou-se como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, de natureza qualitativa, composta de suas fases, que estruturaram o trabalho. Como resultado, observou-se que os alunos exerceram alguns elementos que compõem a literacia estatística, dentro das competências da Educação Estatística, trabalhando em grupos e utilizando exemplos próximos às suas realidades.
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