Modos de Pesquisar em Etnomatemática com Michel de Certeau
Resumo
A Etnomatemática vem se constituindo com uma das principais tendências na pesquisa em Educação Matemática, muitos pensadores têm colaborado nas fundamentações teóricas e nas investigações científicas da área. Assim, apresentamos neste artigo uma pesquisa bibliográfica a fim de reconhecer conceitos introduzidos por Michel de Certeau para subsidiar pesquisas em Etnomatemática. Para tanto, realizamos buscas em repositórios científicos analisando articulações entre os conceitos do filósofo sobre tática, apropriação e espaço em pesquisas inspiradas na Etnomatemática. Os resultados apontam afinidades entre teorizações de Michel de Certeau e o campo de estudo etnomatemático no que tange à percepção de elementos dinâmicos da cultura e as práticas de resistência na produção das invenções cotidianas.
Referências
ANDRADE, Paulo Marcos Ferreira; SILVA, Adailton Alves. Dimensões da Etnomatemática na poética do sujeito camponês: análise do VIII Festival de Poesias Escola Paulo Freire. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 1, p. 251-266, 28 jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Aje7Zu . Acesso: 12 nov. 2021.
BRITO, Ruana Priscila da Silva. Apropriação de práticas de numeramento em um contexto de formação de educadores indígenas. 2012. 268f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes. 1998.
CLARETO, Sônia. Maria. Terceiras margens: um estudo etnomatemático de espacialidades em Laranjal do Jari (Amapá). 254f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
CONRADO. Gabriela Dutra Rodrigues Conrado. Experiência de si: formas de fazer cotidiano em sala de aula. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática e Educação In: Knijnik, G., Wanderer, F., Oliveira, C. J. (org.). Etnomatemática, Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. p. 39-52. 2004.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora. 2007.
DURAN, Marília Claret Garaes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Revista Diálogo Educacional. v. 7, n. 22, p. 115-128. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3w0Gc5w . Acesso em: 23 out. 2020.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição da Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação no Brasil. Pedagogia y Saberes, n. 46, p. 7-17, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3pcGfau . Acesso em: 23 out. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, p. 44-45, 2002.
KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MENDONÇA, Augusta Aparecida Neves.; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Apropriação de práticas de numeramento e a “indigenização” da gestão nos projetos sociais Xakriabá. Anais da XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, p. 33-43. Chiapas, México, 2015.
NASCIMENTO, Flaviano Gomes; BISPO, Jaíra de Souza Gomes. Etnomatemática: explorando a linguagem matemática na comercialização dos produtos agrícolas na feira livre de Ouriçangas-BA. Revista FATEC de Tecnologia e Ciência. v. 5, n. 1, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QEYpxn. Acesso em: 30 set. 2020.
NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno Gonçalves. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade. v. 37, n. 2, p. 607-625, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3PjZAkK . Acesso em 23 out. 2021.
OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes; MENDES, Jaqueline Rodrigues. Formação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemática. Zetetike, v. 26, n. 1, p. 167-184, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3w1wLma . Acesso em: 12 jul. 2021.
RODRIGUES, Jaqueline Rodrigues. Ler, Escrever e Contar: Práticas de numeramento-letramento pelos Kaiabi no contexto ele formação de professores Parque Indígena do Xingu. 2001. 254f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
ROSA, Milton.; OREY, Daniel Clark. Interlocuções polissêmicas entre a etnomatemática e os distintos campos de conhecimento etno-x. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 63–97, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3pcZn8k . Acesso em 23 out. 2021.
SANTOS, Evelaine Cruz dos. Vivências espaciais e saberes em uma escola Waldorf: um estudo etnomatemático. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 2010.
SILVA, Valdenice Leitão. Práticas de numeramento e táticas de resistênciade estudantes camponeses da EJA, trabalhadores na indústria de confecção. 2013. 238f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
SILVA. Janice Rubira. Nas profundezas do mar de oportunidades: um estudo etnomatemático. 119f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
SOUSA FILHO, Alípio. Michel de Certeau: fundamentos de uma sociologia do cotidiano. Sociabilidades. São Paulo, v. 2, p. 129-134, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3peCeSZ. Acesso em: 23 out. 2021.
Copyright (c) 2022 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.