Desempenho de Futuros Professores numa tarefa de Proporcionalidade Envolvendo Quantidades de uma Grandeza

Palavras-chave: Educação Matemática, Proporcionalidade, Formação de Professores, Primeiros Anos Escolares

Resumo

Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos, numa tarefa de proporcionalidade do quotidiano, envolvendo quantidades de uma grandeza. Participaram no estudo 72 estudantes do 1.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através de um questionário, versando vários conceitos de proporcionalidade. Neste estudo explora-se a tarefa do questionário que envolve uma situação de proporcionalidade envolvendo quantidades de uma grandeza. Dos principais resultados obtidos, salienta-se um melhor desempenho na situação de proporcionalidade aqui explorada do que em outras tarefas envolvendo quantidades de duas grandezas. Por outro lado, ao nível das estratégias de resolução, salientam-se as estratégias escalar e regra de três simples, em que a estratégia escalar parece ter sido despoletada pelo tipo de tarefa e a estratégia regra de três simples, tal como em outros estudos, manteve um elevado grau de adesão.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Doutor em Educação, área de conhecimento de Metodologia do Ensino da Matemática, pela Universidade do Minho. Membro do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-Mail: jfernandes@ie.uminho.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2015-160X

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Publicado
2022-04-27
Como Citar
FERNANDES, J. A. Desempenho de Futuros Professores numa tarefa de Proporcionalidade Envolvendo Quantidades de uma Grandeza. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-20, 27 abr. 2022.