Pibid como “Terceiro Espaço” na Formação de Professores de Matemática no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta um excerto relacionado a uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida na Unesp – Campus de Rio Claro/SP. Tal excerto objetiva compreender os aspectos que caracterizam o Pibid como terceiro espaço formativo nas Licenciaturas em Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, constituímos a seguinte questão norteadora: Quais são os aspectos que caracterizam o Pibid como terceiro espaço formativo nas Licenciaturas em Matemática no Brasil? Para isso, utilizamos como referencial teórico o conceito de “terceiro espaço formativo de Zeichner (2010). Os dados foram constituídos a partir de Questionários com 394 participantes dos subprojetos de Matemática do Pibid de 83 IES no Brasil, e Entrevistas com coordenadores institucionais ou de gestão e com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977). Assim, esses procedimentos nos conduziram à identificação de alguns aspectos que caracterizam o Pibid como um terceiro espaço formativo nas Licenciaturas em Matemática no Brasil.
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