Pibid como “Terceiro Espaço” na Formação de Professores de Matemática no Brasil

  • Marcio Urel Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT
  • Rosana Giareta Sguerra Miskulin Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP
  • Luciano Duarte Silva Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO
  • Nilton Cezar Ferreira Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO
Palavras-chave: Pibid. Licenciaturas em Matemática. Terceiro Espaço. Articulação Teoria-Prática. Aproximação Universidade-Escola.

Resumo

Este artigo apresenta um excerto relacionado a uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida na Unesp – Campus de Rio Claro/SP. Tal excerto objetiva compreender os aspectos que caracterizam o Pibid como terceiro espaço formativo nas Licenciaturas em Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, constituímos a seguinte questão norteadora: Quais são os aspectos que caracterizam o Pibid como terceiro espaço formativo nas Licenciaturas em Matemática no Brasil? Para isso, utilizamos como referencial teórico o conceito de “terceiro espaço formativo de Zeichner (2010). Os dados foram constituídos a partir de Questionários com 394 participantes dos subprojetos de Matemática do Pibid de 83 IES no Brasil, e Entrevistas com coordenadores institucionais ou de gestão e com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977). Assim, esses procedimentos nos conduziram à identificação de alguns aspectos que caracterizam o Pibid como um terceiro espaço formativo nas Licenciaturas em Matemática no Brasil.

Biografia do Autor

Marcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Professor lotado no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituo de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita filho” (Unesp) – Rio Claro/SP.

Rosana Giareta Sguerra Miskulin, Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP
Doutora em Educação Matemática, professora adjunta na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática lotada no Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.
Luciano Duarte Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO
Professor lotado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE/Unesp – Rio Claro/SP e bolsista PIQS/IFG.
Nilton Cezar Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO

Professor lotado no Departamento II do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás/Campi Goiânia –GO e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE – Unesp – Rio Claro/SP, Bolsista PIQS/IFG.

Referências

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Publicado
2016-08-01
Como Citar
RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; SILVA, L. D.; FERREIRA, N. C. Pibid como “Terceiro Espaço” na Formação de Professores de Matemática no Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.