Livro Aberto: uma análise histórica

  • Circe Mary Silva Silva UFES
Palavras-chave: Livro didático, Metodologia de pesquisa, História da educação matemática

Resumo

Seguindo uma vertente da história cultural derivada da obra de Roger Chartier, o texto discute aspectos teóricos e metodológicos da análise de livro didático e sua constituição como meio de comunicação de saberes.  Dentre as várias dimensões passíveis de análise, a escolhida foi a análise de conteúdo da obra e sua contextualização, tanto no que diz respeito ao autor, quanto à esfera de abrangência do livro.

Referências

AVISOS. Gazeta do Rio de Janeiro. N. 71, 5 set. 1810. p 8.

BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008. Disponível em < http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/184041/mod_resource/content/1/Benjamin%2C%20a%20tarefa%20do%20tradutor.pdf >Acesso em 5 junho 2015.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. Bauru: EDUSC, 2004.

CAVALHEIRO, Juliane. A concepção de autor em Bakhtin, Barthes e Foucault. Signum: Estud. Ling., n. 11/2, dez. 2008, p. 67-81.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

_____. O mundo como representação. Estudos Avançados. V. 11, n. 5. p. 173-191. 1991.

_____. A Aventura do livro – do leitor ao navegador”. São Paulo: Fundação Editora da UNESP-FEU, 1999.

_____. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.

_____. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados. 24 (69), 2010, p. 7-30.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Estudo e Pesquisa. São Paulo, v. 30. n. 3, p. 549-566, set/dez 2004.

DASSIE, Bruno Alves. Paratextos editoriais e História da Educação Matemática: uma leitura de livros didáticos. Disponível em: <http://www.apm.pt/files/177852_C11_4dd7a3d450d31.pdf>. Acesso em 7 Maio 2015.

DELGADO, Buenaventura. Los libros de texto como fuente para la historia de la Educatión”, Historia de la Educación, II (1983), p. 353-358.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Portugal: Veja/Passagens, 2002.

LACERDA, Joaquim Maria. Arithmetica da infancia. Rio de janeiro: Garnier, 1890.

LACROIX, S. Tratado elementar d’arithmetica por Lacroix. Tradução de Francisco Cordeiro da Silva Torres Alvim. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1810.

_____. Tratado elementar de cálculo diferencial e integral. Tradução de Francisco Cordeiro da Silva Torres Alvim. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1812.

_____. Traité élémentaire de calcul différentiel et de calcul intégral. Paris: Gauthier-Villars, 1807.

LEGENDRE, A. M. Elementos de Geometria. Traduzido por Manuel Ferreira de Araujo Guimarães. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1809.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

MORO, M. I. ; VOLKOVA, C. I. ; CTEPANOVA, C. B. Matemática. 8 volumes

(Mатематика). 1o ano. Moscou: Proveschenia, 2011.

NASH, W.; TOCHTROP, L. Meu livro de contas, 3. v; 6a ed. São Leopoldo: Rotermund, 1952.

OLIVEIRA, Fábio Donizeti. Análise de textos didáticos: três estudos. Tese. UNESP, Rio Claro, 2008.

REIS, Aarão; REIS, Lucano. Curso elementar de matemática: aritmética. 2a ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1892.

SILVA, Circe Mary. Controle estatal sobre livros didáticos utilizados na Academia Militar do Rio de Janeiro. Zetetiké, v. 19, n. 35, jan./jun. 2011, p. 11-35.

SILVA, Circe Mary; DYNNIKOV, Vladimir. Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 56, jan.-mar. 2014, p. 201-258.

SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de uma autor-personagem. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

SCHULER, Luiz. Elementos de álgebra prática. Porto Alegre: Topografia do Centro, 1925.

SCHUBRING, Gert. On the methodology of analysing historical textbooks: Lacroix as textbook author. For the learning of mathematics. v. 7, n. 3, 1987, p. 41-50.

_____. Análise histórica de livros de matemática. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena; COSTA, Vanda. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Editora FGV, 2000.

SÖLTER, Karl. Rechenübungen für das erste Schuljahr. Ijui: Livraria Serrana – Löw &Filhos Ltda, 1932.

SOUZA, J. V. S. Elementos de geometria descritiva com applicações às artes, extrahidos das obras de Monge. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1812

THIRE, Cecil; SOUZA, Julio Mello. Matemática, 1o ano. 5a ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1934.

VIANA, João José Luiz. Elementos de Arithmetica. 11a ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1906.

Publicado
2015-12-18
Como Citar
SILVA, C. M. S. Livro Aberto: uma análise histórica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.