As Vivências e os Desafios de Cinco Professores Iniciantes que Ensinam Matemática nos Tempos de Pandemia
Resumo
O artigo discute sobre os professores iniciantes e o ensino de matemática nos tempos de pandemia. Questiona-se: Como os professores iniciantes descrevem as suas vivências com o ensino de matemática no ano de 2020? Considera-se a escrita de cinco professores iniciantes que ensinam matemática em escolas públicas do município de Pelotas/RS. Propõe-se as seguintes unidades de sentido: as vivências em relação ao ensino de matemática; a participação dos alunos; as aprendizagens, as dificuldades e desafios em tempos de pandemia. As análises mostram que os professores iniciantes tiveram algumas dificuldades de organização das ações de ensino durante o ano de 2020, porém buscaram possibilidades de continuar ensinando matemática, planejando e organizando as aulas de modo on-line ou impresso. A superação dos desafios da pandemia exige repensar a formação continuada do professor iniciante, na busca do acolhimento, da colaboração e da valorização do trabalho docente.
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