O Caso de uma Matemática que Fala do Corpo que se Olha. Ou, o Corpo que se Olha com a Arte e Fala de Matemática

Palavras-chave: Filosofia da Matemática, Arte e Matemática, Educação, Visualidade

Resumo

Este artigo trata-se de um exercício de pensamento sobre aquilo que nos constitui, uma postura filosófica e crítica do que somos. Problematiza-se, pois, a existência objetiva e material de certas regras que a matemática nos impele a obedecer e a seguir quando participamos de um discurso. Para tanto, movimentam-se certos modos de olhar e representar o corpo humano, ao se discutir acerca de uma prática discursiva em que a matemática aparece como conteúdo, como matéria de estudo, como saber, como linguagem, como pensamento, mas também, como uma estética que nos relaciona com o mundo. Compreende-se que a matemática, esteticamente, também exerce relações de saber e poder em nossa formação, nos subjetivando e nos capturando, reverberando, ao que parece, em uma estética de pensamento sobre o mundo e em sala de aula, em que o saber matemático se coloca como meio de falar das coisas e sobre elas.

Biografia do Autor

Mônica Maria Kerscher-Franco, Universidade Federal de Santa Catarina

Mônica Maria Kerscher Franco é doutoranda em Educação Científica e Tecnológica,no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina. É professora substituta de Matemática pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM). E-Mail: monicakerscher@gmail.com. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-1710-1719.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Cláudia Regina Flores é Doutora em Educação, Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, tendo realizado pós-doutorado na Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos da América, em 2010, e na Universidade Católica de Louvaine, Bélgica, em 2016. É professora titular no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN-CED) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM.

E-Mail: claureginaflores@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2351-5712.

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Publicado
2022-08-31
Como Citar
KERSCHER-FRANCO, M. M.; FLORES, C. R. O Caso de uma Matemática que Fala do Corpo que se Olha. Ou, o Corpo que se Olha com a Arte e Fala de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-19, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)