Ensino de Cálculo a Alunos com Deficiência Visual: a Importância do Professor e do Uso de Recursos de Tecnologia Assistiva

Palavras-chave: Educação Matemática no Ensino Superior, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado (SILVA, 2021) que investiga como os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) contribuíram para a aprendizagem de conteúdos de Matemática de um aluno com deficiência visual incluído, atualmente, no Ensino Superior. Como base para a pesquisa, apresentaremos os aspectos legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, abordaremos algumas pesquisas sobre os recursos de Tecnologia Assistiva para o ensino de Matemática, e exporemos os recursos de TA utilizados pelo aluno e seu professor de Cálculo 1. Por meio de entrevistas semiestruturadas, da escuta de um estudante cego incluído em um curso de exatas (e seu professor), descobrimos o modo pelo qual os recursos foram utilizados. Por fim, concluímos que a adequada utilização dos recursos de TA e a dedicação do professor em aprender estratégias que favorecessem o aprendizado do seu aluno, promoveram um ambiente acadêmico acessível para outros estudantes cegos.

Biografia do Autor

Mariane de Almeida da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica da Prefeitura de Maricá - RJ. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: marianeasf@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3943-0660.

Claudia Coelho de Segadas-Vianna

Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres. Coordenadora do Projeto Fundão - Matemática. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT). E-mail: claudia@im.ufrj.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1967-5537.

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Publicado
2022-08-31
Como Citar
SILVA, M. DE A. DA; SEGADAS-VIANNA, C. C. DE. Ensino de Cálculo a Alunos com Deficiência Visual: a Importância do Professor e do Uso de Recursos de Tecnologia Assistiva. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-21, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)