Ensino de Cálculo a Alunos com Deficiência Visual: a Importância do Professor e do Uso de Recursos de Tecnologia Assistiva
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado (SILVA, 2021) que investiga como os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) contribuíram para a aprendizagem de conteúdos de Matemática de um aluno com deficiência visual incluído, atualmente, no Ensino Superior. Como base para a pesquisa, apresentaremos os aspectos legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, abordaremos algumas pesquisas sobre os recursos de Tecnologia Assistiva para o ensino de Matemática, e exporemos os recursos de TA utilizados pelo aluno e seu professor de Cálculo 1. Por meio de entrevistas semiestruturadas, da escuta de um estudante cego incluído em um curso de exatas (e seu professor), descobrimos o modo pelo qual os recursos foram utilizados. Por fim, concluímos que a adequada utilização dos recursos de TA e a dedicação do professor em aprender estratégias que favorecessem o aprendizado do seu aluno, promoveram um ambiente acadêmico acessível para outros estudantes cegos.
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