Elaboração de Objetivos de Aprendizagem de Matemática a partir do Saeb

Palavras-chave: Matemática, Objetivos de aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

Os objetivos foram: a) analisar as sentenças descritoras de itens de Matemática do Saeb; b) elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras oriundas de itens de Matemática do Saeb; c) categorizar os objetivos de aprendizagem segundo os processos cognitivos, a partir da Taxonomia Revisada de Bloom. A categorização dos objetivos de aprendizagem foi realizada de acordo com as áreas temáticas da BNCC e a Taxonomia Revisada de Bloom. O número final de objetivos de aprendizagem elaborados foi 87: (7) estatística e probabilidade, (27) geometria, (7) grandezas e medidas, (26) números e (20) álgebra. A classificação dos objetivos de aprendizagem nos processos cognitivos foi: (14) lembrar, (28) compreender, (35) aplicar e (10) analisar. Encontramos diversos verbos ambíguos ou usados de maneira inadequada. Em muitos desses casos foi preciso substituir esses verbos por outros, que expressavam com clareza o que os estudantes devem realizar para solucionar os problemas.

Biografia do Autor

Yasmin Maria Marzano Andrade , Universidade Federal de Ouro Preto

Yasmin Maria Marzano Andrade

Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

E-Mail: yasminmarzano20@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5957-9334.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Daniel Abud Seabra Matos

Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP. Editor Associado da revista Estudos em Avaliação Educacional. E-Mail: danielmatos@ufop.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7955-4302.

Carlos Eduardo Mathias Motta, Universidade Federal Fluminense

Carlos Eduardo Mathias Motta

Graduado em Matemática, Mestre em Matemática e Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense e Vice-coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-Mail: profcarlosmathias@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7949-2324.

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Publicado
2022-08-31
Como Citar
ANDRADE , Y. M. M.; MATOS, D. A. S.; MOTTA, C. E. M. Elaboração de Objetivos de Aprendizagem de Matemática a partir do Saeb. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-26, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)