Produção e Análise de Narrativas Escritas ou Orais: possibilidades na investigação sobre formação de professores de matemática

  • Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier UNESP/RC
  • Heloisa Silva UNESP/RC
Palavras-chave: Educação Matemática, História Oral, Pibid.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação de professores de Matemática, a partir de narrativas (auto)biográficas de ex-bolsistas. Embora tenham-se criado procedimentos para a produção de narrativas escritas, tal pesquisa esteve respaldada teórico-metodologicamente nos pressupostos da História Oral na Educação Matemática. A História Oral (HO) constitui-se como um método qualitativo de pesquisa que ressalta a importância da memória, da vida e das narrativas de experiências de pessoas julgadas essenciais – sob algum ponto de vista – para compreensões de fenômenos. Por tais aspectos e excetuando-se a importância atribuída por esse método à oralidade, considerou-se a possibilidade de se trabalhar com narrativas escritas sob os fundamentos da HO e examinar suas potencialidades para a investigação sobre formação de professores de matemática. O objetivo deste artigo é apresentar, discutir os procedimentos criados em tal pesquisa e tecer uma comparação sobre aspectos metodológicos envolvendo as investigações com narrativas orais e escritas tendo como parâmetro os procedimentos comumente utilizados na HO e todo o arsenal de contribuições já disponíveis sobre esse método em muitas pesquisas da área.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. Tema, meta, metáfora: porque a historiografia teme e treme diante da literatura. In: Linguagem – Estudo e pesquisa, n. 02, p. 17-41, 2013.

BERNARDES, S. T. A. Um gesto poético: Interações teoria e prática na formação de professores. Revista Profissão Docente, nº 21, p.19-40, 2009.

BOLIVAR, A.. “¿ De nobis ipsis silemus?” : epistemologia de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, n.1, p 41-62, 2002.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNANDEZ, M. La investigación biográfico narrativa en educación: Enfoque y metodología. Madri, Espanha: Editorial La Muralla S.A., 2001. Campinas, São Paulo: Alínea, 2007, p.137-147.

BRUNER, J. Fabricando histórias: Direito, literatura e vida. São Paulo, São Paulo: Letra e Voz, 2014.

FONTES, C. A. A narrativa no contexto da ciência psicológica sob o aspecto do processo de construção de significados. In: Psicologia: Teoria e Prática, n. 8, p. 123-131, 2006.

KLINGER, D. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

MARCATTO, F. S.F. Um panorama da prática nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática. In: XI Encontro nacional de Educação Matemática (ENEM) – Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba, Paraná: SBEM, 2013.

NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B.; SILVA, H.. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. In: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), n. 49, p. 701-716, 2014.

NOGUEIRA, E. G. D. Memórias e Quintais. In: PRADO, G.V.T; ROSAURA, S. (Orgs) Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p.135-147.

SILVA, H.. Integrando a história oral e as narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemática. In: Revista Educação PUC-Campinas, n.18, p. 269-285, 2014.

SOUZA, E. C. de. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e narrativas. In: SOUZA, Eliseu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p.135-147.

VEIGA, I.P.A. A aventura de formar professor. Campinas, São Paulo: PAPIRUS, 2009.

ZAQUEU, A. C. M. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas. Mestrado em Educação Matemática (Dissertação). Rio Claro, 2014, 267 f.

Publicado
2015-12-18
Como Citar
XAVIER, A. C. M. Z.; SILVA, H. Produção e Análise de Narrativas Escritas ou Orais: possibilidades na investigação sobre formação de professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.