O Uso do GeoGebra Classroom na Elaboração de Conjecturas no Estudo de Funções Trigonométricas: uma Investigação com Licenciandos em Matemática

Palavras-chave: Ensino de trigonometria, TDIC, GeoGebra, Três Mundos da Matemática

Resumo

Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa em que foi analisado se, e como, o uso do GeoGebra possibilita que futuros professores elaborem e validem conjecturas acerca da influência dos parâmetros no comportamento do gráfico da função cosseno. Para tal, aplicou-se uma oficina por meio das plataformas Google Meet e GeoGebra Classroom, para estudantes de Licenciatura em Matemática. Ao final, os participantes avaliaram as potencialidades e limitações envolvidas nas atividades respondendo a um questionário avaliativo.  Os Três Mundos da Matemática são as ideias teóricas que embasam a análise das produções dos participantes. Verificou-se que o GeoGebra auxiliou na criação de conjecturas acerca da influência de parâmetros no domínio, imagem, amplitude e período de cossenóides definidas por f(x) = cos (x+d). Os futuros professores manifestaram-se favoráveis ao uso de tecnologias e de atividades como as aplicadas na oficina para ensinar trigonometria.

Biografia do Autor

Jean Lucas Acelino de Aguiar, IFSP Guarulhos

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Internacional e cursa Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos. Foi voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES (2019-2020) e professor voluntário de Física do Cursinho Popular Sonia Guimarães no IFSP - campus Guarulhos (2021). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do PIBIFSP Guarulhos. E-mail: jean.lucas@aluno.ifsp.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8988-7677

Roberto Seidi Imafuku, Instituto Federal de São Paulo – IFSP Guarulhos.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil. Docente do Instituto Federal de São Paulo – IFSP Guarulhos.

E-mail: roberto.imafuku@ifsp.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4047-9533.

William Vieira, Instituto Federal de São Paulo – IFSP Guarulhos.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil. Docente do Instituto Federal de São Paulo – IFSP Guarulhos.

E-mail: wvieira@ifsp.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5592-891X.

Emanoel Fabiano Menezes Pereira, Instituto Federal de São Paulo – IFSP Guarulhos.

Doutorando em Matemática pela Universidade Federal do ABC, Brasil. Docente do Instituto Federal de São Paulo – IFSP Guarulhos. E-mail: emanoel.pereira@ifsp.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-6070-6561.

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Publicado
2022-11-30
Como Citar
AGUIAR, J. L. A. DE; IMAFUKU, R. S.; VIEIRA, W.; PEREIRA, E. F. M. O Uso do GeoGebra Classroom na Elaboração de Conjecturas no Estudo de Funções Trigonométricas: uma Investigação com Licenciandos em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 30 nov. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)