O Uso do GeoGebra Classroom na Elaboração de Conjecturas no Estudo de Funções Trigonométricas: uma Investigação com Licenciandos em Matemática
Resumo
Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa em que foi analisado se, e como, o uso do GeoGebra possibilita que futuros professores elaborem e validem conjecturas acerca da influência dos parâmetros no comportamento do gráfico da função cosseno. Para tal, aplicou-se uma oficina por meio das plataformas Google Meet e GeoGebra Classroom, para estudantes de Licenciatura em Matemática. Ao final, os participantes avaliaram as potencialidades e limitações envolvidas nas atividades respondendo a um questionário avaliativo. Os Três Mundos da Matemática são as ideias teóricas que embasam a análise das produções dos participantes. Verificou-se que o GeoGebra auxiliou na criação de conjecturas acerca da influência de parâmetros no domínio, imagem, amplitude e período de cossenóides definidas por f(x) = cos (x+d). Os futuros professores manifestaram-se favoráveis ao uso de tecnologias e de atividades como as aplicadas na oficina para ensinar trigonometria.
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