Relação entre Tempo Didático e Currículo num Ambiente Multiseriado

  • Reginaldo Silva Instituto Federal do Pará IFPA
  • José Messildo Nunes Universidade Federal do Pará
  • Renato Guerra Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Docência multisseriado, Transposição Didática Interna, Problema didático.

Resumo

Esta pesquisa investiga a construção de praxeologias matemáticas realizada por uma professora em uma turma multissérie. Tivemos por objetivo analisar a influência do Tempo Didático nas práticas de planejamento e execução do Texto do Saber, enfocamos os valores das variáveis institucionais que conformam os milieux do professor na Transposição Didática Interna, na perspectiva de condições e restrições ao trabalho docente na instituição multisseriada. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação. As análises mostram os valores das variáveis e a articulação entre eles na (re)construção de praxeologias matemáticas no Texto do Saber e na gestão do Tempo Didático destas em sala de aula.

Biografia do Autor

José Messildo Nunes, Universidade Federal do Pará
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará.

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
SILVA, R.; NUNES, J. M.; GUERRA, R. Relação entre Tempo Didático e Currículo num Ambiente Multiseriado. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.