A Uma Discussão Sobre o Conhecimento do(a) Formador(a) de Professores(as) de Matemática

Palavras-chave: Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Formação de professores, Epistemologia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como pesquisas que mobilizam o Modelo dos Campos Semânticos constituem o objeto "conhecimento do professor formador". Pesquisas anteriores evidenciaram a existência de um projeto de formação de professores nas produções do grupo de pesquisa Sigma-t. Este projeto, assumindo uma postura fundamentada no modelo teórico proposto pelo mesmo grupo, enfatiza mudanças na formação docente tanto em seus aspectos práticos quanto teóricos. Essas mudanças alicerçam-se na compreensão do que é “conhecimento” e como ele pode ser “compartilhado”. Neste artigo, guiado pela interrogação "que conhecimentos são necessários ao professor formador se assumidos os pressupostos teóricos do MCS?", analiso a proposta de formação focando seus aspectos epistemológicos. Os procedimentos assumem um caráter qualitativo em uma investigação de cunho teórico corroborando o modo de proceder próprio do Modelo dos Campos Semânticos. Foram analisados nove artigos publicados a partir de 2012. Na análise, evidencio que as pesquisas não constituem o objeto “conhecimento do professor formador”. A partir das legitimidades produzidas na análise, evidencio pressupostos necessários ao professor formador que assume uma postura que corrobora a perspectiva teórica analisada.

Biografia do Autor

João Pedro Antunes de Paulo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus de Rio Claro, com mestrado também em Educação Matemática pela mesma instituição. Professor do magistério superior no câmpus Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Tem experiência profissional na docência em Educação Básica, Educação Técnica e Tecnológica e Ensino Superior. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, como professor bolsista na Unesp Rio Claro e como professor substituto no câmpus Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense. No campo investigativo, seu interesse se concentra na Filosofia da Educação Matemática e na Formação de Professores. Faz parte dos grupos de pesquisa FEM /UNESP, FAEM/ UFMS, NEPEMP/ IFC e da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática Sigma-t. E-mail: paulojpa@unifesspa.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7054-9328

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Publicado
2022-12-14
Como Citar
PAULO, J. P. A. DE. A Uma Discussão Sobre o Conhecimento do(a) Formador(a) de Professores(as) de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-21, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis