A Uma Discussão Sobre o Conhecimento do(a) Formador(a) de Professores(as) de Matemática
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como pesquisas que mobilizam o Modelo dos Campos Semânticos constituem o objeto "conhecimento do professor formador". Pesquisas anteriores evidenciaram a existência de um projeto de formação de professores nas produções do grupo de pesquisa Sigma-t. Este projeto, assumindo uma postura fundamentada no modelo teórico proposto pelo mesmo grupo, enfatiza mudanças na formação docente tanto em seus aspectos práticos quanto teóricos. Essas mudanças alicerçam-se na compreensão do que é “conhecimento” e como ele pode ser “compartilhado”. Neste artigo, guiado pela interrogação "que conhecimentos são necessários ao professor formador se assumidos os pressupostos teóricos do MCS?", analiso a proposta de formação focando seus aspectos epistemológicos. Os procedimentos assumem um caráter qualitativo em uma investigação de cunho teórico corroborando o modo de proceder próprio do Modelo dos Campos Semânticos. Foram analisados nove artigos publicados a partir de 2012. Na análise, evidencio que as pesquisas não constituem o objeto “conhecimento do professor formador”. A partir das legitimidades produzidas na análise, evidencio pressupostos necessários ao professor formador que assume uma postura que corrobora a perspectiva teórica analisada.
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