Uma Reflexão sobre o Uso da Escrita em Narrativa na Formação Inicial de Estudantes de Pedagogia para Ensinar Matemática

  • Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
  • Anna Regina Lanner de Moura Professora aposentada da Faculdade de Educação Unicamp, Atualmente é professora do UNICEUMA - MA.
Palavras-chave: Formação de Professores, Paradigma Indiciário, Escrita em Narrativa Reflexiva, Ensino de Matemática.

Resumo

A escrita em narrativa tem sido utilizada em pesquisas na área de formação de professores, inicial ou continuada, por ser um instrumento mediante o qual é possível articular e problematizar o pensamento docente e facilitar a observação dos processos de elaboração de sentidos acerca da profissão. A pesquisa tratada neste artigo se insere no referido campo de estudo e propõe dialogar sobre as diferentes contribuições dessa escrita para a formação de estudantes estagiários de um curso de Pedagogia quando frequentam um projeto Didático Interdisciplinar (Projeto Integrado), assim como quando, nesse espaço, são orientados a registrar suas experiências relativas a aprender e ensinar Matemática. Com referência ao paradigma indiciário de Ginzburg (2003), pudemos observar que na escrita em narrativas reflexivas, os estudantes reconheceram sentidos outros sobre as experiências que teceram sua formação profissional, tornando-se um contexto de questionamento e projeção de novas ações, engendrando um processo formativo singular para a docência.

Biografia do Autor

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2010), na área de Ensino e Práticas Culturais. Participou de diversos projetos de pesquisa e extensão relacionados a Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação Especial e Educação Infantil. Na Prefeitura Municipal de Campinas, trabalhou como professora de Educação Infantil(2010-2014) atuando também como professora formadora em cursos de formação continuada oferecidos por esta instituição. Participou também, como membro, de comissões técnicas sobre a carreira do magistério e em eventos de elaboração do Currículo da Educação Infantil do referido Município. Participou de diversos seminários sobre educação na School of Education (University of Bristol-UK).Trabalhou em 2015, como voluntária em uma escola de Educação Infantil em Bristol, UK.
Anna Regina Lanner de Moura, Professora aposentada da Faculdade de Educação Unicamp, Atualmente é professora do UNICEUMA - MA.
Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974); Mestrado em Educação ? Área de Concentração: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995); Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Tem vínculo institucional atual de 40 horas semanais na Universidade CEUMA de São Luís do Maranhão. Foi membro fundador e é membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP que pesquisa e orienta na temática Educação, Linguagem e Práticas Culturais, incluindo as práticas escolares. Participa, também, na qualidade de professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM, na linha de pesquisa, Formação de professores para a educação em Ciências e Matemática-REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

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Publicado
2017-04-13
Como Citar
MARTIN MARTINEZ, A. O. DE O.; DE MOURA, A. R. L. Uma Reflexão sobre o Uso da Escrita em Narrativa na Formação Inicial de Estudantes de Pedagogia para Ensinar Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 13 abr. 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)