Currículo e Formação Matemática: disputas na Licenciatura em Matemática

Palavras-chave: Currículo, Formação de Professores de Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Legitimidade

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado, e tem como objetivo discutir e problematizar o currículo e a formação matemática dos cursos de Licenciatura em Matemática. Para isso, busca-se a partir dos estudos das teorias de currículo (tradicionais, críticas e pós-críticas) e de formação de professores, por meio da perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos, entender e problematizar a formação matemática, assim como a pertinência de algumas disciplinas matemáticas e das relações e disputas de poder envolvidas nos cursos de Licenciatura em Matemática. Por fim, aponta-se alguns modos para reestruturar os cursos e oportunizar formações adequadas aos professores de Matemática da Educação Básica, com base na diferenciação da Matemática do matemático e da Matemática do professor de Matemática.

Biografia do Autor

Laís Cristina Viel Gereti, Sem vínculo no momento

Laís Cristina Viel Gereti - Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora substituta do Departamento de Ciência Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau). E-mail: laisgereti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5258-2757

 

Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Angela Marta Pereira das Dores Savioli - Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: angelamarta@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5624-6398.

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Publicado
2022-12-14
Como Citar
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. DAS D. Currículo e Formação Matemática: disputas na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-20, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis