A Geometria no ENEM: reflexões sobre Avaliação Educacional e o Ensino de Matemática em uma Perspectiva Crítica
Resumo
Neste trabalho é realizada uma análise das questões de Geometria das provas de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) durante o período de 2010 a 2020, permeando discussões sobre o desenvolvimento de competências e habilidades, com os objetivos de averiguar a recorrência dos conteúdos específicos deste conhecimento no ENEM e analisar se há concordância entre a matriz de referência das provas e os documentos que regulam os currículos de Ensino Médio no país. Através da análise, chegamos à conclusão de que há prevalência de temas relacionados à geometria plana, espacial, grandezas e medidas e de habilidades relacionadas à resolução de problemas, corroborando com os currículos. Há também uma relação entre os enunciados e diversos contextos, porém ainda é preciso assegurar que haja uma mobilização de conceitos em sala de aula a partir das provas, entrelaçando currículo e avaliação.
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